A dieta cetogênica pode ser indicada para quadros de sobrepeso?

Muita gente ainda não conhece a dieta cetogênica. Este tipo de padrão alimentar se caracteriza por uma grande restrição no consumo de carboidratos. Diferente da Low Carb, que diminui o consumo de carboidrato, nesta não se deve ultrapassar a ingestão de 50 gramas diárias do macronutriente.

Tal restrição no consumo de pães, massas, doces, frutas e alguns tipos de legumes faz com o organismo entre em um estado chamado de cetose. Por isso, ela recebeu o nome de cetogênica. 

A cetose é um processo metabólico, que faz com que o corpo produza energia a partir da gordura. A fonte energética oficial do nosso organismo é a glicose, sintetizada a partir dos carboidratos. Quando o organismo usa a massa de gordura armazenada, há uma considerável perda de peso.

A maioria das pessoas usa esta dieta com a finalidade de emagrecer. No entanto, muitos estudiosos defendem que a dieta cetogênica deve ser empregada também no tratamento do câncer.

As células cancerígenas se alimentam do açúcar, que faz parte da família dos carboidratos. Quando há a diminuição drástica do consumo desse nutriente, as células doentes não conseguem se reproduzir no organismo, melhorando a condição do paciente com câncer.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor como funciona a dieta cetogênica e se ela pode ser indicada para quadros de sobrepeso. Confira a seguir!

Como a dieta cetogênica funciona?

Em relação aos macronutrientes, na dieta cetogênica deve-se consumir uma quantidade muito baixa de carboidratos, além de quantidade mediana de proteínas. Em contrapartida, deve-se aumentar o consumo de gordura, já que essa será a fonte de energia do organismo.

Com o baixo consumo de carboidratos, o fígado quebra os ácidos graxos do tecido adiposo, transformando-os em corpos cetônicos, que serão usados em substituição à glicose. Dessa forma, a gordura corporal acumulada é consumida, ocasionando o emagrecimento.

O corpo precisa de 2 a 7 dias para entrar em estado de cetose. Após esse período, é possível perceber o início da perda de peso. 

Tenho sobrepeso, posso fazer a dieta?

Pessoas com sobrepeso e com boas condições de saúde podem se submeter à dieta cetogênica. No entanto, é muito importante que a realização de qualquer tipo de dieta seja orientada e acompanhada por um médico especialista. 

Em alguns casos, a dieta cetogênica é completamente contraindicada. Por exemplo, pacientes que retiraram a vesícula possuem um organismo inapto para grandes quantidades de gordura. Por isso, esse grupo não deve seguí-la.

Outros perfis também devem evitar o estado de cetose, como mulheres grávidas, doentes renais, atletas em período de competição, lactentes e crianças.

Se o objetivo for a perda de peso e suas condições de saúde estiverem perfeitas, a dieta cetogênica pode ser uma boa opção. Além de emagrecer, ela pode melhorar a disposição e o humor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Daniel Stellin

Deixe uma resposta