câncer de mama

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre pessoas do sexo feminino no mundo e no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

Conforme o instituto, são registrados aproximadamente 25% de casos novos a cada ano, em todo o mundo. Somente no Brasil, o número chega a quase 30%.

Vale dizer que, embora o tumor maligno de mama seja muito mais comum em mulheres, os homens também podem ser afetados pela doença. Estar atento ao corpo e fazer a prevenção são sempre as melhores opções.

Neste artigo, falaremos sobre algumas formas de prevenir essa doença, dando destaque às modificações na alimentação. Confira.

Como prevenir o câncer de mama?

Muitos casos podem ser evitados com a prática constante de atividade física, com a amamentação, com a ausência de hábitos danosos (como a ingestão frequente de bebidas alcoólicas, a utilização desenfreada de medicamentos ou o tabagismo) e, claro, também com a alimentação.

Dentre os alimentos que mantêm o corpo saudável e ajudam a prevenir, dentre outras coisas, o câncer de mama, estão os listados a seguir.

Romã

Utilizada também para fazer gargarejos quando há quadros de inflamação na garganta, a romã possui ácido elágico, uma substância que possui a capacidade de “frear” a proliferação de células cancerígenas.

Para além disso, a romã também previne doenças cardíacas, possui ação antibacteriana e pode manter a saúde do cérebro, combatendo o desenvolvimento do mal de alzheimer.

Pode-se consumir tanto a fruta quanto o suco dela. Da casca, por sua vez, pode-se fazer um chá. Não desperdice a casca: ela é muito rica em antioxidantes.

Brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e repolho

Esses alimentos possuem sulforafano, que tem sido apontado por especialistas como um composto fabuloso na luta contra o câncer.

Especiarias

Alguns temperos, como é o caso da pimenta-preta, do curry e do açafrão, possuem antioxidantes e também podem ser usados para evitar a proliferação de células tumorais.

Frutas vermelhas

Amora, framboesa e morango, por exemplo, contêm antocianinas, que retardam a evolução de problemas diversos.

Melancia

Rica em licopeno, essa fruta protege os indivíduos contra a atuação dos radicais livres e estimula o sistema de defesa do corpo.

Linhaça

A cientista Lilian Thompson, da Universidade de Toronto, comprovou que a semente de linhaça é capaz de frear a metástase de pessoas diagnosticadas com câncer de mama. Para além disso, acredita-se que a linhaça é capaz de diminuir a incidência de outros cânceres, como o de próstata.

Utilize a farinha de linhaça para fazer pães e bolos.

Peixes ricos em ômega-3

Sardinha, salmão e bacalhau, além de reduzirem o colesterol ruim, elevam o colesterol bom. Vale lembrar que o colesterol ruim, o chamado LDL, é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças, inclusive o câncer.

Vale lembrar que é primordial fazer exames de sangue e outros preventivos a partir dos 35 anos de idade, especialmente se há casos de câncer de mama na família.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Comentários
Dr. Daniel Stellin

Posted by Dr. Daniel Stellin