É natural desejar que os filhos cresçam saudáveis para usufruírem a vida plenamente. Para que isso aconteça, há uma grande responsabilidade que recai sobre os pais: garantir que os pequenos tenham uma alimentação saudável desde cedo!
Garantir que seu filho tenha acesso a todos os nutrientes permite que ele cresça saudável e forte. A alimentação equilibrada na infância também proporciona melhor desempenho cognitivo e imunidade contra doenças.
Resumindo, a alimentação saudável é a base para que a criança possa se desenvolver bem e se tornar um adulto sadio. Se você ainda não entendeu por que é tão importante uma dieta equilibrada para os pequenos, acompanhe o texto para descobrir os benefícios dela!
Índice
Benefícios da alimentação saudável na infância
Desenvolvimento cognitivo
Estudos recentes demonstram que uma alimentação pobre em nutrientes, como o ferro, cálcio e magnésio, pode afetar o rendimento escolar das crianças. Isso acontece porque o cérebro delas ainda está em desenvolvimento e carece de água, vitaminas e sais minerais.
Uma criança que se alimenta mal pode apresentar comportamento letárgico, tendo dificuldade de aprendizagem e baixa interação com os colegas. Por isso, é importante garantir a presença de legumes, frutas e muita água na fase pré-escolar e escolar.
Prevenção de doenças futuras
Diversas enfermidades podem se instalar silenciosamente na infância. Uma criança que consome doces, comidas industrializadas e fast foods em excesso está mais propensa ao desenvolvimento de uma série de doenças na vida adulta. As mais comuns são a obesidade e a diabetes tipo 2.
Uma criança deve ter uma dieta personalizada, que leve em consideração o consumo de alimentos caseiros, além de legumes e verduras.
Por vezes, é difícil fazer com que os pequenos comam brócolis, pepino e jiló, por exemplo. No entanto, é importante conversar e explicar a importância da ingestão desses alimentos, sempre com liberdade para que eles testem novos sabores e texturas.
A paciência e a criatividade gera maior interesse por parte da criança. Comece devagar, permitindo que ela coma seus legumes e verduras de preferência. Com o tempo, insira outras opções.
Quando os pais também se alimentam de forma saudável, a criança se sente mais estimulada a fazer o mesmo. Por isso, é importante que a alimentação saudável seja estendida para toda a família.
Energia e vitalidade
É comum vermos crianças de 3 e 7 anos com alta energia. Elas dificilmente conseguem ficar paradas. A principal fonte de energia nesta fase é a glicose, que vem dos carboidratos. No entanto, isso não significa que você deve permitir a ingestão de doces e balas na fase inicial da vida de uma criança. Muito pelo contrário!
Para a energia não se transformar em letargia e falta de vitalidade, é importante oferecer uma alimentação saudável, que forneça todos os nutrientes necessários para cada fase da infância.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.