AGENDAR PRIMEIRA CONSULTA
Fale conosco pelo WhatsApp

Medicina Integrativa

A medicina integrativa propõe uma parceria entre o médico e seu paciente, que é tratado de maneira integral e individualizada

A chamada Medicina Integrativa é uma abordagem que propõe uma visão completa dos pacientes, considerando todos os aspectos que influenciam na saúde e qualidade de vida do indivíduo. A prática terapêutica desta metodologia enxerga o paciente em sua totalidade, olhando para o indivíduo de maneira integral, completa e humanizada — e não apenas do ponto de vista de uma única especialidade.

Para a Medicina Integrativa, a saúde do indivíduo é resultado de uma combinação de fatores físicos, mentais e emocionais. Nesta abordagem, o tratamento de um paciente vai muito além de sua doença ou insatisfação estética, devendo ser considerado todo o contexto fisiopatológico dos problemas apresentados. Os cuidados clínicos propostos são integralizados, reunindo conhecimentos de diversas áreas e diferentes metodologias terapêuticas.

Medicina integrativa: entenda o que é

A Medicina Integrativa é uma modalidade médica que avalia os aspectos clínicos, medicamentosos e emocionais do paciente, bem como todos os demais fatores que podem influenciar em suas condições de saúde. O objetivo é fazer um levantamento de todas as questões que interferem no desequilíbrio do organismo, seja no âmbito físico ou emocional, causando alterações e problemas de saúde.

Esta especialidade entende que as condições mentais e emocionais interferem diretamente no aspecto físico, ao mesmo tempo em que as condições físicas podem causar complicações psicológicas. Nesse sentido, a Medicina Integrativa propõe justamente integrar todos os pontos do indivíduo ao lidar com um problema de saúde ou alteração física que cause incômodo ao paciente.

Não espere mais!

Agende já sua consulta com o
Dr. Daniel Stellin

Princípios da Medicina Integrativa

A abordagem terapêutica da Medicina Integrativa se baseia nos seguintes princípios:

  • Cuidado do paciente de maneira completa, integral e personalizada;
  • Estabelecimento de uma parceria entre paciente e médico, de modo que ambos estejam engajados e atuem conjuntamente para o sucesso do tratamento;
  • A saúde é vista como um resultado de diversos fatores (estado físico, mental, emocional, social e herança genética);
  • As opiniões, preferências e estilo de vida do paciente devem ser levados em consideração no momento de definir o tratamento, garantindo uma abordagem mais assertiva;
  • Uso apropriado de terapias complementares, sempre baseando-se na Medicina Tradicional;
  • Estratégias de tratamento sempre individualizadas;
  • Sempre que possível, dar preferência para métodos terapêuticos naturais.

Quais são os benefícios da Medicina Integrativa?

O objetivo da Medicina Integrativa é promover melhorias físicas e trazer qualidade de vida aos indivíduos, independentemente do quadro e condições clínicas apresentados. Para que isso seja possível, é necessário que médico e paciente conversem francamente, de modo a alinhar as possibilidades terapêuticas com a realidade, as crenças e a filosofia de vida da pessoa.

Uma das principais vantagens desta abordagem é justamente a promoção da participação ativa do paciente e respeito às suas vontades e princípios. Isso faz com que a pessoa entenda que ela também é responsável por sua saúde, comprometendo-se com o processo terapêutico. Ao estar engajado com o tratamento, o paciente acaba seguindo as recomendações médicas porque tem vontade — e não apenas porque o médico pediu.

Outro importante benefício da Medicina Integrativa é a promoção da qualidade de vida. Isso porque o paciente é cuidado de maneira integral, gerenciando suas emoções da mesma forma que é realizado o controle dos sintomas físicos. A pessoa também tende a ser mais capaz de entender e lidar com sua patologia, sentindo-se mais livre e segura para realizar o tratamento indicado pelo especialista.

Como funciona a Medicina Integrativa?

Para solucionar as questões apresentadas pelo paciente, a Medicina Integrativa pode reunir a atuação especializada de diferentes áreas médicas, bem como aplicação de terapias complementares para cuidar das necessidades específicas do indivíduo. Os tratamentos podem incluir tanto o uso de medicamentos e procedimentos tradicionais como métodos auxiliares e realização de ajustes no estilo de vida.

O Dr. Daniel Stellin é um dermatologista que também possui especialização em Medicina Integrativa, trabalhando de modo a agregar todo seu conhecimento para oferecer um melhor atendimento a seus pacientes. Algumas das principais áreas de atuação do profissional incluem interações com as seguintes especialidades e objetivos:

Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica que promove a saúde por meio do consumo adequado de nutrientes, entendendo as condições nutricionais do indivíduo e ajustando a dieta conforme suas necessidades clínicas e emocionais. Esta é uma área que pode atuar em conjunto com a Medicina Integrativa, promovendo mudanças reais na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.

Terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é uma metodologia de tratamento que possibilita a recuperação do funcionamento adequado do organismo, garantindo assim um equilíbrio entre as condições físicas, mentais e emocionais do paciente. Esta é apenas uma das técnicas que podem ser utilizadas pela Medicina Integrativa para promover a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

Emagrecimento

A obesidade é uma condição multifatorial e deve ser tratada sempre de maneira multidisciplinar. O processo de emagrecimento pode ser amplamente favorecido pela Medicina Integrativa, pois esta especialidade trabalha unindo todas as condições e características apresentadas pelo paciente, elaborando uma estratégia personalizada para controle do peso do paciente.

Longevidade

A Medicina Integrativa pode ser uma excelente aliada do processo de envelhecimento saudável, uma vez que a abordagem propõe justamente avaliar e aprimorar todos os fatores que compõem o estado de saúde do indivíduo.

Performance esportiva

Independentemente dos motivos que levaram o indivíduo a iniciar uma atividade física, seja de maneira amadora ou profissional, a melhoria da performance esportiva invariavelmente acaba entrando na lista de objetivos do atleta. A Medicina Integrativa é uma abordagem que pode auxiliar bastante nesta tarefa, já que a abordagem propõe uma avaliação completa do paciente, promovendo um melhor desempenho geral em todas as suas tarefas.

Dermatologia

No âmbito da Dermatologia, a Medicina Integrativa também pode contribuir bastante para a saúde da pele e estética geral. Considerando que muitas doenças cutâneas são desencadeadas por fatores emocionais ou são agravadas por ele, a abordagem integrativa permite que o tratamento dermatológico leve em conta fatores como nutrição, alterações hormonais, estilo de vida e fatores psicológicos.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Daniel Stellin.

 

Fontes:

Instituto Oncoguia

Rede D’Or São Luiz

Entre em contato

Clínica com tecnologia e humanização para seu tratamento.

AGENDAR PRIMEIRA CONSULTA