Fale conosco pelo WhatsApp

Performance Esportiva

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Um melhor desempenho esportivo depende diretamente de um conjunto de cuidados que integram diferentes áreas da Medicina e do cotidiano do atleta

Todo atleta, seja profissional ou amador, deseja aprimorar sua performance esportiva para alcançar melhores resultados e maximizar seu potencial. Esta é uma tarefa que envolve a realização de ajustes que muitas vezes vão muito além do treino, incluindo diversos comportamentos do indivíduo que influenciam no funcionamento do organismo, tais como aumento do foco, mudanças na dieta e cuidados com o sono.

Um dos primeiros passos para garantir a melhora da performance esportiva é entender e definir quais são os objetivos reais do indivíduo, que nem sempre visa atuar em nível de competição. Muitas vezes, o exercício é realizado com o intuito de ter uma vida mais saudável, emagrecer, aumentar a massa muscular, combater problemas de ordem emocional ou por diversas outras razões.

De acordo com os objetivos do paciente, é possível definir as melhores estratégias para aprimorar a performance esportiva de maneira realista, sem prejudicar a saúde da pessoa. Uma visão integrativa pode ser uma excelente estratégia para alcançar os resultados esperados de maneira eficiente, ajustando todos os pontos que compõem a vida do indivíduo.

Performance esportiva e saúde: como aliar os dois aspectos?

É muito comum que as pessoas procurem melhorar sua performance esportiva de maneira imediatista, adotando para isso metodologias prejudiciais à saúde, tais como dietas restritivas e sem acompanhamento, uso de medicamentos sem prescrição e utilização de anabolizantes sem supervisão médica. Este tipo de estratégia pode até entregar resultados a curto prazo, mas trazendo prejuízos no futuro.

O ideal é que a prática esportiva esteja sempre alinhada a hábitos adequados e acompanhamento especializado, de modo que os resultados alcançados sejam duradouros e realmente reflitam diretamente na saúde física e mental do atleta. O condicionamento físico deve estar sempre atrelado a um bom estado emocional, sem fomentar a vigorexia (busca exagerada e incessante pela perfeição corporal) e outros problemas.

Entenda como alcançar uma excelente performance esportiva

A melhor forma de alcançar a performance esportiva desejada é a partir de um plano terapêutico elaborado por um especialista em Medicina Integrativa. Este profissional poderá avaliar todos os pilares que compõem o indivíduo — estado mental, características físicas, fatores genéticos e até mesmo condição socioeconômica —, definindo uma estratégia adequada para que seu desempenho seja aprimorado.

De maneira geral, os principais pontos que devem ser levados em consideração para uma boa performance esportiva são:

Atenção à hidratação

A hidratação é essencial para o funcionamento adequado das células e de todos os processos metabólicos do organismo, influenciando diretamente na performance esportiva e manutenção da saúde geral. Considerando a prática de atividades físicas, o cuidado com a hidratação ajuda a prevenir lesões e permite que o corpo esteja devidamente preparado para realizar os exercícios.

É importante considerar que a hidratação esportiva não diz respeito apenas ao consumo de água, mas à reposição de sais minerais perdidos com o suor. A quantidade de líquidos a ser ingerida varia de pessoa para pessoa, podendo depender também do tipo de exercício praticado, devendo ser ajustada de maneira individualizada.

Dieta adequada e equilibrada

Uma alimentação balanceada fornece os nutrientes necessários para uma boa performance esportiva, garantindo que o praticante tenha estoques adequados de energia, vitaminas e resistência. O ideal é que a dieta seja ajustada à rotina diária do indivíduo, considerando não apenas o exercício realizado, mas as demais atividades do cotidiano — que certamente também demandam energia.

O ideal é sempre fazer o acompanhamento nutricional para ter certeza de que o aporte de nutrientes está adequado às necessidades do atleta, considerando não apenas sua performance esportiva, mas sua disposição geral, prevenção de doenças e controle de patologias já existentes. Esse tipo de orientação pode ser fornecido por um profissional da área de Nutrologia.

Cuidado com o descanso e período de recuperação

A recuperação do organismo após uma prática esportiva é tão importante quanto o treino em si. Isso porque os músculos precisam de tempo para cicatrizar, um processo que é também crucial para o desenvolvimento de massa magra. Além disso, o corpo precisa reabastecer seu estoque de energia, o que é feito não apenas a partir da alimentação, mas por meio do descanso e recuperação adequada.

Existem diversas maneiras de promover a cura adequada do organismo, sendo algumas delas:

  • Tendo uma boa noite de sono;
  • Separando alguns dias para repouso, sempre que o corpo indicar necessidade de uma pausa;
  • Alongando o corpo após a prática de exercícios;
  • Fazendo massagens localizadas;
  • Ocupando a mente com atividades prazerosas e que não se relacionam com a prática esportiva.

Atenção ao estado mental e influências externas

A busca pela boa performance esportiva pode gerar muita pressão sobre o indivíduo, especialmente no caso de atletas profissionais. Por isso, é fundamental estar sempre atento ao estado mental do praticante, bem como às influências externas — tais como influenciadores da internet e pessoas que criticam o estilo de vida ou os resultados alcançados pelo atleta. Um acompanhamento psicológico pode ser fundamental para garantir a saúde mental de quem pratica esportes.

Orientação adequada

Receber orientação de profissionais especializados é a melhor estratégia para garantir a performance esportiva desejada, sem sofrer com lesões, doenças nutricionais ou estresse psicológico. Uma equipe multidisciplinar poderá avaliar o atleta de maneira individualizada e integral, traçando uma estratégia terapêutica que garanta não apenas bons resultados, mas saúde.

Profissionais especializados nas áreas de Nutrição, Endocrinologia, Educação Física, Fisioterapia, Nutrologia e Psicologia estão entre os que podem auxiliar diretamente no alcance de uma melhor performance esportiva.

Como a Medicina Integrativa pode melhorar a performance esportiva?

A Medicina Integrativa é uma abordagem que propõe justamente uma avaliação completa do paciente, considerando todos os aspectos que influenciam na saúde do indivíduo e permitem uma melhor performance esportiva e desempenho geral nas atividades do cotidiano. Para isso, o profissional da área visualiza a pessoa como um todo, e não apenas como uma doença ou insatisfação física específica.

Para a Medicina Integrativa, tanto a saúde como a performance esportiva do indivíduo são resultantes de um conjunto de aspectos físicos, mentais e emocionais. Os cuidados propostos sempre são integrados, reunindo a atuação de áreas diferentes da Medicina e aplicação de terapias complementares.

Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Daniel Stellin.

 

Fontes:

Dr. Daniel Stellin

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Agende sua consulta

Clínica com tecnologia e humanização para seu tratamento.

ENTRE EM CONTATO