Fale conosco pelo WhatsApp

Nutrologia

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A Nutrologia é uma especialidade da Medicina que estuda a forma como os nutrientes impactam na saúde do paciente

A Nutrologia é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças associadas ao comportamento alimentar — que inclui carências vitamínicas, síndromes metabólicas, patologias gastrintestinais e alterações clínicas associadas à nutrição inadequada. Um profissional desta área pode atender a diferentes necessidades do paciente, promovendo saúde e até mesmo potencializando a performance de atletas profissionais.

A atuação do nutrólogo é frequentemente confundida com a de um nutricionista, uma vez que ambas as áreas estão relacionadas à alimentação dos pacientes. Cada um desses profissionais, entretanto, possui uma formação bem específica e suas áreas de atuação possuem um enfoque bastante diferente. Enquanto o nutrólogo é um médico com especialização da área de Nutrologia, o nutricionista é um profissional formado em Nutrição.

Na prática, o nutricionista tem conhecimento aprofundado sobre os alimentos e está apto a identificar deficiências e excessos na ingestão alimentar, elaborando cardápios especiais para cada necessidade metabólica e nutricional. O profissional da Nutrologia, por sua vez, está apto a diagnosticar e tratar doenças nutricionais, recorrendo à solicitação de exames e prescrição de medicamentos quando necessário.

Entenda o que faz um profissional da Nutrologia

Um nutrólogo pode atuar em diferentes frentes e com variados objetivos, mas sempre com enfoque na forma como os nutrientes impactam o organismo do paciente. Nesse sentido, a Nutrologia se responsabiliza por avaliar os benefícios e malefícios associados à ingestão dos alimentos, auxiliando na manutenção da saúde, controle de patologias e aperfeiçoamento da performance esportiva.

Este médico trabalha com o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e alterações nutroneurometabólicas — tais como obesidade, hipertensão arterial ou diabetes. Além disso, o especialista se responsabiliza por identificar maus hábitos alimentares e educar o paciente em relação à importância de acompanhar periodicamente seu estado nutricional em prol de uma vida saudável e longeva.

Áreas de atuação da Nutrologia

Além de diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao consumo alimentar, um médico especializado em Nutrologia se responsabiliza por identificar estados orgânicos, hábitos de vida e erros alimentares que podem prejudicar a saúde nutricional do paciente. A partir das condições encontradas, o nutrólogo poderá propor mudanças na rotina do paciente, focando principalmente em seus hábitos alimentares.

Algumas das principais atribuições do nutrólogo englobam:

  • Identificar e tratar desequilíbrios nutricionais;
  • Orientar os pacientes a respeito da alimentação mais adequada para manutenção da saúde e correção do peso corporal;
  • Auxiliar indivíduos na recuperação de estados deficitários;
  • Recomendar mudanças dietéticas que podem contribuir para a prevenção e o tratamento de doenças;
  • Apontar substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, permitindo que o paciente tenha autonomia para fazer suas escolhas alimentares e ter uma vida mais saudável;
  • Acompanhar o estado nutricional de seus pacientes;
  • Indicar hábitos alimentares mais adequados para pacientes com necessidades dietéticas especiais — tais como atletas, idosos, crianças e pacientes com enfermidades metabólicas;
  • Quando necessário, receitar medicações para ajustar carências no organismo;
  • Acompanhar a nutrição enteral e parenteral de pacientes internados.
  • Indicar suplementação alimentar;

Uma vez que o principal objetivo da Nutrologia é promover saúde e qualidade de vida por meio do consumo adequado de nutrientes, não é necessário que o paciente apresente uma necessidade alimentar específica para procurar um profissional da área. Este médico especializado pode ser consultado por pessoas que desejam adotar hábitos dietéticos mais adequados, auxiliando no controle de manifestações como:

  • Depressão;
  • Osteoporose;
  • Estresse;
  • Anemia;
  • Cansaço;
  • Fraqueza muscular;
  • Perda de memória;
  • Obesidade;
  • Hipertensão arterial.

Medicina Integrativa e Nutrologia: como as áreas atuam em conjunto?

Para que seja possível entender as condições nutricionais de uma pessoa, o médico da área de Nutrologia precisa avaliar o indivíduo como um todo, desde o metabolismo até seu histórico familiar. Isso é feito por meio de avaliação física completa, análise da composição corporal, realização de testes funcionais e solicitação de exames laboratoriais — como de sangue e dosagem vitamínica.

Uma vez que a proposta da Medicina Integrativa é justamente a de tratar o paciente como um todo, sem focar apenas em uma única condição clínica, esta é uma abordagem que pode trabalhar em conjunto com a Nutrologia. Dessa forma, é possível promover a saúde do paciente de maneira integral, englobando não apenas seu estado físico, mas suas condições mentais, emocionais e sociais.

A Medicina Integrativa utiliza métodos convencionais e complementares para diagnóstico e tratamento dos pacientes, identificando todos os fatores que podem influenciar nas condições de saúde de um indivíduo. Esta modalidade médica tem como objetivo entender todas as questões que interferem no desequilíbrio do organismo, o que inclui a alimentação e as deficiências nutricionais.

Ao atuarem juntas e de maneira complementar, a Medicina Integrativa e a Nutrologia são capazes de promover uma mudança real na vida dos pacientes, contribuindo para a qualidade de vida e saúde do indivíduo.

Entenda as vantagens da Medicina Integrativa

O principal objetivo da Medicina Integrativa é trazer melhorias físicas, bem-estar e qualidade de vida ao paciente. Para isso, além de considerar todos os aspectos que compõem o indivíduo, a especialidade propõe que o paciente seja protagonista de seu processo de cura e manutenção da saúde, participando ativamente do processo terapêutico e se comprometendo seriamente com ele.

A parceria entre médico e paciente é essencial para o sucesso de um tratamento integrativo, sendo importante que as partes conversem abertamente, de modo a alinhar expectativas e possibilidades. Independentemente das demais especialidades envolvidas no tratamento — seja Nutrologia, psicologia, dermatologia ou qualquer outra área de atuação —, é fundamental que o paciente entenda seu processo terapêutico e esteja envolvido com ele.

Outra vantagem da Medicina Integrativa que merece ser destacada, especialmente quando a especialidade atua de maneira integrada à Nutrologia, é o respeito às vontades e particularidades do paciente. Para garantir uma abordagem mais assertiva, as opiniões e preferências do indivíduo são sempre levadas em consideração, assim como seu estilo de vida e preferências pessoais, gerando interesse em seguir as recomendações médicas.

A partir da abordagem integrativa, o paciente consegue entender que também é responsável por sua própria saúde, aprendendo a lidar com sua patologia e se sentindo mais seguro para realizar o tratamento em Nutrologia. Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Daniel Stellin!

 

Fontes:

Rede D’Or São Luiz

Associação Brasileira de Nutrologia

Instituto Oncoguia

Agende sua consulta

Clínica com tecnologia e humanização para seu tratamento.

ENTRE EM CONTATO