8 benefícios da atividade física para a saúde

atividade física

A prática de atividade física é muito benéfica para a saúde, pois auxilia na manutenção do bem-estar e ajuda na prevenção de uma série de doenças. Até mesmo os exercícios simples, de baixo impacto e curta duração, podem exercer um importante papel na conquista da qualidade de vida e longevidade.

É fato que a vida moderna trouxe consigo a falta de tempo. Em meio a tantos compromissos profissionais e acadêmicos, realmente não é fácil encontrar espaço na agenda para praticar exercícios, entretanto, se todos soubessem o quanto se exercitar faz bem à saúde, já teriam incluído esse hábito no seu dia a dia.

Veja a seguir os principais benefícios de  praticar atividades físicas!

Proteção do coração

Um dos principais benefícios da prática de exercícios é a proteção cardiovascular. As atividades físicas reduzem em até 35% os riscos de doenças como infarto e angina. Sendo assim, para fortalecer o coração, vale a pena abandonar o sedentarismo.

Fortalecimento ósseo e articular

Se exercitar também fortalece os ossos e articulações, melhorando a postura e a capacidade de locomoção. Além disso, a prática de exercícios de resistência pode aumentar a densidade mineral óssea e diminuir os riscos de osteoporose, uma doença degenerativa dos ossos.

Promoção do bem-estar

Praticar exercícios promove o bem-estar físico e mental, pois as atividades físicas aumentam o nível de neurotransmissores como noradrenalina, serotonina e dopamina, hormônios ligados ao prazer e humor. Esses neurotransmissores ainda colaboram na diminuição do estresse, depressão e ansiedade.

Melhora da composição corporal

Uma das melhores maneiras de conquistar e manter um corpo saudável é combinar a prática de exercícios físicos com a adoção de hábitos balanceados de alimentação. Se exercitar pode contribuir no emagrecimento, especialmente se o indivíduo recorrer a atividades aeróbicas além de ganho muscular com práticas como musculação e crossfit.

Controle da pressão

A hipertensão é uma das doenças mais preocupantes da atualidade, uma vez que ela aumenta os riscos de comorbidades, como acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. A boa notícia é que, os exercícios físicos também são úteis no controle da pressão arterial e manutenção de níveis adequados.

Aumento da massa muscular

Quem pratica exercícios físicos geralmente se beneficia do aumento da massa muscular e redução da gordura corporal. Atividades de hipertrofia colaboram efetivamente nesse processo.

Ganho energético

O indivíduo que se exercita melhora sua força muscular e resistência. Além disso, o paciente ganhará mais energia e disposição para realizar as tarefas diárias. Cumpre ressaltar que os exercícios fornecem oxigênio e nutrientes para as células e tecidos, o que ajuda o organismo a trabalhar de forma mais eficiente.

Prevenção da diabetes

Com a prática de exercícios físicos, o corpo melhora a resposta à ação da insulina, o que facilita o controle da glicemia no sangue. Além disso, o fato da atividade física combater a obesidade, também reflete positivamente na prevenção da diabetes (tipo 2) e da temida síndrome metabólica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.