Saiba a importância do café da manhã para o seu dia

Início » Saiba a importância do café da manhã para o seu dia

Uma recomendação familiar de mães e avós é tema recorrente na programação televisiva matinal. Através de uma dessas fontes, você certamente já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas isso não significa dizer que seja compreendida a importância do equilíbrio nutricional ao se compor o desjejum.

Uma imagem frequente, e que também tem origem na mídia, é aquela onde vemos uma mesa farta. O problema é que os alimentos característicos desse imaginário estão longe de ser os mais adequados para se iniciar o dia. Produtos como geleias, cereais e sucos não naturais possuem grande quantidade de açúcar e corante.

Não menos preocupante é a presença de glúten e lactose. Devemos entender, antes de tudo, que o cuidado em manter uma refeição equilibrada faz com que diversos problemas sejam evitados, das sensibilidades e intolerâncias – à glicose ou à lactose – até o agravamento de diabetes. Ainda assim, isso não explica por si só qual a importância da refeição para o seu dia.

Entenda por que o café da manhã é tão importante

A fama que o desjejum carrega não é por acaso. Considere que, ao acordarmos, estamos saindo de um período considerável de jejum. Acontece que o nosso corpo continua as atividades enquanto dormimos, portanto, há consumo de energia durante o sono. Além de manter funções básicas, o organismo trabalha para eliminar as toxinas acumuladas durante o dia.

Essa atividade tende a favorecer a criação de radicais livres. Para eliminar quaisquer excessos, a alimentação matinal demanda alimentos de caráter antioxidante. As vitaminas A, C e E são um bom exemplo. Além disso, se quisermos suprir as necessidades do organismo para o dia que se segue, devemos equilibrar 3 grupos alimentares: os carboidratos, as proteínas e as gorduras.

Cada alimento consumido separadamente, possuirá um determinado grupo de nutrientes. Uma variedade em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos é bem-vinda. Frutas, oleaginosas, ovos e café sem adoçante são exemplos de alimentos para se começar bem o dia. Assim, conseguimos repor energia e nutrientes, além de aumentar  nossa capacidade cognitiva. Para as crianças, essa é uma refeição que favorece muito o desenvolvimento.

Cuidados para a prática de um desjejum bem-equilibrado

Entendido esse resumo a respeito do papel e da importância do café da manhã para o nosso corpo, cabem alguns alertas. Aqui, os carboidratos refinados devem ser abolidos. Bebidas lácteas, pães, bolos, açúcar e similares entram nessa categoria. .

Posteriormente, os efeitos colaterais de um desjejum inadequado podem inclusive  prejudicar a saúde intestinal e cardiovascular. Na percepção diária, os sintomas de uma refeição matinal  desequilibrada podem ser gastrite, dificuldade de concentração, tontura entre outros sintomas.

Tire as suas dúvidas

Recapitulando, o café da manhã ajuda a repor energia e nutrientes, além de melhorar o nosso desempenho ao longo do dia. Por conta disso, temos que concordar a respeito da importância comumente atribuída a essa refeição.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.