O câncer de pele apresenta-se cada vez mais como um assunto de extrema importância para a saúde pública , a incidência de casos de câncer de pele não melanoma ( tipos mais frequentes ) foi da ordem de 175 mil novos casos no ano de 2016 em nosso país, de acordo com dados do Inca. Grande parte desses tumores relacionam-se com a exposição solar não programada,isto é , aquela do dia a dia, sendo perfeitamente evitável com o uso de filtros solares e a adoção de medidas preventivas .
A patologia pode ser definida pelo crescimento desordenado e anormal de células que formam a cútis. Quando consideramos que qualquer uma dessas células pode dar origem a um câncer, existem variações quanto à doença.
O dermatologista, por sua vez, é o profissional responsável pela prevenção, tratamento, diagnóstico e condução do caso. A seguir, confira quais são os diferentes tipos de câncer de pele e suas particularidades.
Índice
Tipos de câncer de pele
Os cânceres de pele podem ser classificados de forma sucinta como câncer de pele melanoma ou não-melanoma.
Dentre os não-melanomas encontram-se o carcinoma espinocelular, de crescimento rápido e mais agressivo; e o carcinoma basocelular, com características mais indolentes e menos agressivas, sendo o tipo mais comum.
Em média, 80% dos cânceres de pele não-melanoma são basocelulares e apenas 20% espinocelulares.
Por outro lado, o câncer de pele tipo melanoma é mais raro e possui incidência menor em comparação aos tumores não-melanoma. Porém, nos últimos anos, sua manifestação tem aumentado de forma preocupante.
A seguir, vamos conferir as particularidades de cada um deles. Acompanhe!
Câncer de pele basocelular
O basocelular, apesar de ser a mais comum manifestação do câncer de pele, felizmente também é a menos agressiva.
Ele é constituído pelo crescimento desordenado das células basais,que é um tipo celular presente na base da epiderme. Seu crescimento é lento e raramente atinge outros tecidos, causando metástases.
O carcinoma basocelular geralmente se manifesta nas partes do corpo mais expostas ao sol, tais como pescoço e rosto (com destaque especial para o nariz e orelhas).
Se diagnosticado e retirado de modo precoce, respeitando as margens de segurança , as chances de cura total do paciente são altíssimas.
Câncer de pele espinocelular
O espinocelular é o 2º mais comum tipo de câncer de pele, respondendo por cerca de 20% dos casos.
Ele incide com maior frequência nas orelhas, labios e no couro cabeludo quando não há proteção dos cabelos ,a faixa etária de maior prevalência é acima de 60 anos e possui relação com poluentes, tabagismo e sexo masculino. Esse tipo de câncer se forma a partir de células epitelioides ou escamosas e pode atingir a pele e mucosa.
Seu crescimento é rápido e, se não for removido precocemente,pode se espalhar para outros órgãos configurando metástases .
Melanoma
O melanoma, por sua vez, é o tumor que se origina nas células responsáveis pela produção de pigmento, ou seja, os melanócitos. Ele afeta nos indivíduos claros principalmente o dorso e pernas, enquanto que nos negros e asiáticos as extremidades e mucosas .
Apesar de raro, esse tipo de câncer de pele é extremamente agressivo se não for diagnosticado de forma precoce,com altas taxas de disseminação ( metástases ) para outros órgãos sendo os principais o pulmão, fígado, coração e cérebro.
O melanoma conta com algumas subclassificações, estas geralmente auxiliam na avaliação da gravidade e prognóstico na evolução da doença , os principais tipos são o melanoma nodular, melanoma maligno disseminado, melanoma lentiginoso acral e lentigo maligno melanoma.
O autoexame com a avaliação de novas lesoes ou mesmo a alteração de uma lesão pré existente em relação ao tamanho , cor , irregularidade das bordas, presença de sangramento ou difícil cicatrização são de fundamental importância no diagnóstico precoce e consulta ao especialista .
Agora você já conhece quais são os diferentes tipos de câncer de pele e suas peculiaridades. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!