Cicatriz de Acne – Qual o melhor tratamento?

Início » Cicatriz de Acne – Qual o melhor tratamento?

Cicatriz de Acne

A cicatriz de acne é um problema que afeta a autoestima de muitas pessoas, visto que está diretamente relacionada com a aparência do rosto e de outras partes do corpo afetadas pelas espinhas. Dessa forma, é comum que alguns indivíduos busquem solucionar o problema por conta própria e, para isso, compram produtos que prometem resultados “milagrosos”, mas na maioria das vezes não apresentam resultados adequados.

Daí vem a importância de buscar pelo auxílio de um dermatologista, visto que alguns produtos comercializados sem receita médica podem agravar o quadro, como é o caso dos ácidos utilizados sem orientação médica. Portanto, a primeira dica é para que você não acredite em produtos caros que prometem soluções rápidas, pois a melhor forma de acabar com o problema só pode ser identificada depois de examinação do seu rosto, da sua pele e da gravidade das cicatrizes que você tem.

Quer saber quais são os melhores tratamentos para cicatriz de acne? Confira nesse artigo todas as informações que eu tenho para você!

Quais são os tratamentos mais utilizados para cicatriz de acne?

Entre as técnicas mais aplicadas pelos dermatologistas, de forma geral, estão o peeling químico (superficial, médio ou profundo), a dermoabrasão (lixamento da pele), o preenchimento cutâneo (preenchimento por microgotas), a elevação de cicatrizes de acne, resurfacing com laser (remoção do tecido por laser) e a excisão e sutura simples (remoção da cicatriz por bisturi).

No entanto, vale ressaltar que cada caso é um caso e, por isso mesmo, o dermatologista sempre avalia qual pode ser o melhor método para o seu tipo de cicatriz. Dessa forma, existem tratamentos que são mais demorados e exigem paciência, enquanto existem técnicas que são mais simples e oferecem resultados mais rápidos, que normalmente são os tratamentos para cicatrizes menos complexas.

Como saber qual o melhor tipo de tratamento?

Se você sofre com as cicatrizes deixadas pela acne, é essencial que você busque pelo auxílio de um dermatologista de sua confiança para que esse médico indique o melhor tipo de tratamento para o seu caso. Portanto, não exite em marcar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas com o médico, pois é somente esse profissional que pode recomendar o tratamento mais adequado para o seu perfil.

A dermoabrasão, por exemplo, é um procedimento indicado para as pessoas que apresentam cicatrizes deprimidas e profundas, enquanto o resurfacing com laser é uma técnica indicada para o mesmo tipo de cicatriz, porém é feita com o auxílio de um computador, sem depender tanto da sensibilidade do médico. Já a elevação de cicatrizes, por sua vez, pode ser a melhor técnica para quem apresenta cicatrizes que se assemelham a marcas de catapora.

Ou seja, cada caso é um caso e somente o dermatologista pode recomendar o tratamento ideal após analisar o aspecto da sua pele. O fundamental, mesmo, em todos os casos, é que você não utilize medicamentos e produtos sem prescrição médica, visto que essa é uma atitude que pode piorar o aspecto da cicatriz de acne.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.