Harmonização do rosto pode atender diferentes insatisfações estéticas e deve ser realizada por profissional qualificado para segurança do procedimento e bons resultados.
Os tratamentos estéticos são cada vez mais buscados por um público que deseja unir rejuvenescimento, resultados naturais e praticidade. Por conta disso, a harmonização do rosto é uma técnica muito procurada atualmente.
O objetivo da harmonização facial é amenizar ou solucionar as principais insatisfações estéticas do paciente na face, reduzir sinais de envelhecimento facial e assim tornar a aparência da face mais harmônica. Saiba mais sobre esse tratamento a seguir!
Índice
O que é a harmonização do rosto?
A harmonização do rosto é um procedimento estético que une diferentes técnicas não invasivas, visando um resultado satisfatório, acessível e prático.
O primeiro passo da harmonização facial é a realização de um estudo detalhado da face do paciente, o que permite identificar as reais causas da insatisfação e contribui para uma abordagem mais efetiva e racional para solucioná-las.
Isso ocorre porque a harmonia facial é extremamente particular e subjetiva. O paciente pode estar incomodado com as bochechas quando, na verdade, a falta de harmonia tem relação com a proporção entre contorno facial e tamanho do nariz.
Por conta dessas situações, apenas o estudo individualizado do paciente poderá determinar quais são os tratamentos mais apropriados para que ele tenha uma face de aspecto harmônico, rejuvenescido e natural.
Quando a harmonização facial é indicada?
A harmonização do rosto deve ser recomendada por um especialista, que deverá avaliar as insatisfações do paciente e identificar se as técnicas usadas no procedimento são suficientes para entregar os resultados almejados.
Em geral, a harmonização facial é indicada quando o paciente sente um ou alguns pequenos incômodos com face ou almeja a melhora das proporções do rosto. Entre os resultados que podem ser entregues pelo tratamento incluem-se:
- Amenização das papadas;
- Redução de olheiras;
- Amenização de rugas e marcas de expressão;
- Aumento do volume labial;
- Amenização de sulcos faciais, como o bigode chinês;
- Melhor definição de mandíbula;
- Pequenas mudanças no nariz, no tamanho ou formato;
- Melhora do contorno facial;
- Aumento do queixo e mandíbula;
- Efeito de elevação das estruturas da face (lifting);
- Aumento da elasticidade e tonicidade da pele;
- Diminuição de manchas faciais e cicatrizes.
Portanto, diferentes resultados podem ser entregues com a harmonização do rosto, mas é importante que o paciente mantenha as expectativas realistas.
Como a harmonização do rosto é realizada?
Um aspecto que torna a harmonização do rosto cada vez mais procurada é que o tratamento pode ser personalizado de acordo com as necessidades do paciente, visto que existem diferentes técnicas que podem ser usadas, como:
- Aplicação de ácido hialurônico;
- Aplicação de toxina botulínica (conhecida popularmente como Botox);
- Tratamentos com lasers;
- Radiofrequência;
- Microagulhamento;
- Aumento labial;
- Bioestimulação de colágeno.
A avaliação especializada pode indicar a necessidade de associar algumas técnicas, visando um resultado mais satisfatório com a estética facial.
Um dos exemplos de tratamento almejado por muitos pacientes que procuram pela harmonização é suavizar o bigode chinês, a incômoda linha que vai do canto nas narinas ao canto dos lábios. Nesse caso, é indicada a aplicação de ácido hialurônico.
Entre as dúvidas frequentes sobre o tratamento está quanto ele custa. Como visto, a harmonização envolve diferentes técnicas que serão definidas após avaliação individual, de forma que apenas após uma consulta médica o profissional poderá informar os custos do tratamento.
Um aspecto importante é que a maior parte dos procedimentos realizados — como aplicação de ácido hialurônico, toxina botulínica ou bioestimulação — apresentam resultados temporários, sendo necessário refazer o tratamento periodicamente.
Em geral, os resultados variam entre 12 meses e 4 anos, a depender das técnicas e produtos usados no tratamento.
Quer saber mais sobre a harmonização do rosto e outros tratamentos faciais? Entre em contato e agende uma consulta!
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia;
Dermatologista Dr. Daniel Stellin.