Fale conosco pelo WhatsApp

Como é a consulta com o dermatologista?

Consulta dermatologista - Paciente sendo avaliada por dermatologista

Entenda como é feita a consulta com dermatologista, quando e por quais motivos se deve procurar este médico

Para a compreensão de como funciona a consulta com o dermatologista, é necessário primeiro entender o que este especialista faz e como ele pode contribuir para melhoria da sua saúde, bem-estar e autoestima.

Este profissional é especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que acometem a pele, cabelos, mucosas e unhas. Quando se trata de pele, a prevenção é o melhor caminho, pois na maioria das vezes, são problemas que demandam mais tempo para serem resolvidos.

Geralmente, a consulta com o dermatologista se inicia com o paciente explicando os motivos que o fizeram procurar o médico. Eles podem ser muito variados, incluindo desde sintomas, consulta de rotina e até mesmo interesse por algum procedimento estético ou melhoria da saúde da pele.

Durante a consulta, o dermatologista irá fazer uma análise clínica do paciente e, caso necessário, solicitar exames específicos. No da consulta dermatologista com Dr. Daniel Stellin, os exames serão solicitados antes de o paciente ir até seu consultório com a finalidade de agilizar o início do tratamento. Trata-se de um diferencial que visa garantir que a consulta já seja direcionada para a necessidade identificada a partir dos resultados encontrados.

Quando marcar uma consulta com o dermatologista?

É necessário que o paciente marque uma consulta com o dermatologista ao perceber sinais e alterações como: coceira, vermelhidão e descamação na pele, queda de cabelo, unhas fracas ou com manchas e suor excessivo. O especialista também pode ser procurado quando o paciente não está se sentindo feliz com sua aparência e deseja iniciar procedimentos estéticos para melhora de sua autoestima.

Abaixo, detalhamos cada motivo que pode ser levado a consulta com dermatologista:

  • Coceira, vermelhidão e descamação: estes são sinais que devem ter a devida atenção, mesmo que pareçam inofensivos. Isso porque uma coceira ou uma área avermelhada podem indicar dermatites, por exemplo, uma alteração que pode se agravar caso não seja devidamente tratada;
  • Queda de cabelo: motivo muito relatado tanto por pacientes homens como mulheres, embora seja mais comum entre o público masculino — que é mais frequentemente afetado pela calvície. Geralmente, a queda de cabelo está associada a fatores hereditários, mas a alteração também pode estar relacionada a outras causas, como má alimentação, seborreia e problemas na tireoide;
  • Unhas fracas ou com manchas: unhas frágeis, quebradiças ou que começam a descamar podem indicar desde uma irritação por contato até uma deficiência nutricional e presença de doenças específicas, tais como: problemas na tireoide, micose e anemia. Também devem ser avaliadas alterações no formato e cor, sintomas que podem ser decorrentes de diabetes, doenças respiratórias e problemas cardiovasculares;
  • Suor excessivo: a transpiração é uma função normal do corpo, mas o suor em excesso pode causar constrangimento, como manchas nas roupas (principalmente axilas) e nas mãos molhadas ao cumprimentar outras pessoas. Pode surgir em outras partes do corpo, caracterizando uma alteração chamada hiperidrose;
  • Insatisfações estéticas: um dos tratamentos exercidos pela dermatologia é a harmonização facial, um conjunto de técnicas que visam a melhora da aparência do rosto e da autoestima do paciente. Essas técnicas promovem alinhamento e correção de ângulos da face visando o equilíbrio. Além disso, existem peelings, crioterapia e outros procedimentos que previnem e melhoram a saúde da pele, devolvendo o aspecto jovem, natural e saudável para ela.

Qual é o preço da consulta com o dermatologista?

A clínica dermatológica comandada pelo Dr. Daniel Stellin, oferece uma diversidade de tratamentos de ponta como: harmonização facial, aplicação de toxina botulínica, peelings químicos, mesoterapia, crioterapia e fisiologia hormonal. Visto que, Dr. Stellin além de médico dermatologista é especializado em infectologia.

Para saber mais sobre valores e detalhes da consulta dermatológica entre em contato e entenda como a clínica dermatológica Dr. Daniel Stellin pode te ajudar.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica — Regional Santa Catarina;

Dr. Daniel Stellin.

Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.