5 alimentos bons para o seu coração

Início » 5 alimentos bons para o seu coração

Cuidar da saúde é um ato de extrema importância, especialmente quando se trata da saúde do coração, uma vez que o órgão requer uma série de cuidados, sendo essencial que esteja sempre o mais saudável possível.

Para que se possa cuidar ainda melhor desse órgão, alguns alimentos podem ser grandes aliados, trazendo uma série de benefícios .

Confira a seguir alguns dos principais alimentos que trazem benefícios para o coração!

1- Peixes

Os peixes são um dos melhores alimentos para a saúde cardíaca, uma vez que possuem um grande número de nutrientes, como proteínas, vitaminas e minerais.

Além disso, um dos principais fatores que fazem os peixes serem um excelente alimento é a presença de ômega 3, que possui uma importância vital na saúde das artérias, reduzindo a inflamação e adesão de placas de gordura em sua parede.

Assim, alguns dos principais peixes, como sardinhas, salmão e atum, são excelentes opções de alimentos para cuidar ainda melhor da saúde dessa parte do corpo, possuindo ainda uma grande versatilidade de receitas, sendo possível consumi-los de diferentes maneiras.

2- Castanhas

As castanhas são outro ótimo alimento para a finalidade em questão neste artigo, pois possuem uma série de gorduras saudáveis, como as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que trazem benefícios para a saúde.

Além disso, as castanhas possuem ainda antioxidantes, que contribuem muito positivamente para a circulação sanguínea, de forma que o funcionamento do órgão cardíaco seja melhor e o risco de doenças cardiovasculares seja diminuído.

Dentre esses alimentos, a castanha-do-pará é uma das melhores opções, pois possui altos índices de gorduras boas e propriedades benéficas para a saúde em geral, especialmente para o órgão em foco.

3- Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é um alimento rico tanto em ômegas quanto em gorduras benéficas ao organismo, especialmente as poli-insaturadas. Assim, este é um excelente alimento para o coração, uma vez que possui ações anti-inflamatórias, prevenindo doenças cardíacas.

Além disso, o azeite extravirgem possui funções antioxidantes, permitindo que o consumo dele contribua para o combate a radicais livres. Previne, ainda, a formação de coágulos sanguíneos, beneficiando, assim, o funcionamento do órgão em destaque neste artigo, uma vez que é um alimento rico em ácidos graxos.

4- Linhaça

A linhaça é um alimento extremamente benéfico para o corpo todo, pois é rica em ômega 3 e ômega 6, gorduras monoinsaturadas positivas para o organismo.

Seu consumo contribui para redução do colesterol ruim ( LDL ), além de  aumentar a saciedade e melhorar a função intestinal.

5- Quinoa

A quinoa é um dos alimentos mais ricos em vitaminas e minerais, trazendo uma série de benefícios ao corpo e ao coração, em especial, garantindo melhor funcionamento do organismo e prevenindo doenças cardíacas. Dentre as vitaminas e minerais presentes na quinoa, podem ser destacadas as vitaminas B1, B2 e B3, além de ferro, fósforo, cálcio e fibras.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.