Tudo sobre todos os tipos de dermatite

dermatite

A dermatite é uma condição alérgica e inflamatória da pele que pode apresentar vermelhidão, manchas, coceiras, descamação e bolhas com líquido transparente. Ela pode surgir como resposta à algum fator que tenha causado a alergia, por má circulação sanguínea, pele muito seca, ou pode se tornar um quadro crônico. Os sintomas podem aparecer em qualquer parte do corpo ou até mesmo estarem espalhados por todo ele, em qualquer idade.

Por ser uma condição com diversos subtipos, os sintomas e tratamentos de cada um são bastante diversos. Conheça os principais:

Dermatite Atópica

Este é um caso crônico e sem cura. Suas características são lesões acinzentadas e vermelhas, inchaço, coceira e descamação, essa última principalmente nas dobras de pele. É comum que existam períodos de crise, nos quais as lesões pioram, podendo até mesmo desaparecer em outros momentos. O eczema atópico (como também é chamado) não é contagioso e pode ser tratado com remédios anti-inflamatórios, pomadas e hidratantes.

Herpetiforme

Também crônico, este tipo é causado principalmente pela intolerância ao glúten. Ele se apresenta com pequenas bolhas, que provocam coceira e sensação de queimação intensa. Conhecida também como doença de Duhring, o tratamento é feito com uma dieta restritiva de glúten e, em determinados casos, alguns medicamentos, como o Dapsona.

Seborreica

O foco de atuação desta dermatite é o couro cabeludo. Popularmente, é conhecida como caspa, e pode surgir repetidamente ao longo da vida do paciente. É muito comum nas primeiras semanas de vida do bebê. O tratamento é feito com shampoos anticaspa e, em casos mais graves, pomadas receitadas pelo dermatologista.

Ocre

Neste caso, a inflamação acontece devido ao acúmulo de sangue em determinadas regiões, como nas pernas e tornozelos. Geralmente é associada com a presença de varizes. Nos locais afetados, a pele fica com uma coloração amarronzada ou arroxeada. O tratamento é feito com repouso, elevação das pernas e uso de meias elásticas.

Esfoliativa

Está é uma condição grave e que requer ação imediata para evitar complicações. Também chamada de eritrodermia, esta inflamação surge como vermelhidão e descamação em grandes áreas do corpo, como costas, peito, braços ou pernas. Ela costuma ser causada por outros problemas crônicos de pele, ou pelo uso excessivo de alguns remédios, como a Penicilina. O tratamento é feito com remédios receitados e sob internação hospitalar, a boa notícia é que há cura.

Dermatite Alérgica

Além de alérgica, este tipo de dermatite também é conhecido como “de contato”, e é um dos mais comuns. Nada mais é do que uma reação alérgica a qualquer substância irritativa, desde cosméticos até picadas de insetos. Os sintomas são manchas vermelhas e coceira. O tratamento é feito com cremes e evitando a substância que causou a reação.

Qualquer que seja o tipo de dermatite é sempre recomendável que um dermatologista seja consultado para identificar o tratamento mais eficaz. Pacientes com inflamações na pele podem ter que lidar com o problema uma única vez ou frequentemente ao longo da vida toda.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.