Intradermoterapia capilar ou mesoterapia capilar é o protocolo de tratamento do couro cabeludo que visa restaurar a saúde dos cabelos, ao promover crescimento e o fortalecimento dos fios. O tratamento é indicado ainda a pacientes diagnosticados com Alopecia Androgenética, a temida calvície.

Para haver a inclusão no protocolo de mesoterapia capilar, o paciente deve se consultar com um dermatologista para que seja identificado o motivo que tem levado à queda de cabelo e se a terapia será efetiva no caso.

O tratamento de mesoterapia capilar é minimamente invasivo, feito em consultório e tem resultados extremamente satisfatórios. Ele geralmente é complementado com outras formas de terapia, entretanto, é necessário acompanhamento junto a um dermatologista para que o protocolo tenha o resultado esperado: o fortalecimento e o crescimento dos fios além da reversão do afinamento capilar promovido pela alopecia androgenética.

Confira as informações relativas ao tratamento, cedidas pelo dermatologista Dr. Daniel Stellin.

O que é Intradermoterapia capilar?

A intradermoterapia ou mesoterapia capilar visa promover o crescimento dos fios, melhorando seu tamanho e espessura. Ou seja, é uma terapia de bioestimulação e nutrição capilar. Isso ocorre por meio da administração de medicamentos no couro cabeludo com o auxílio de microagulhas.

É tido como um procedimento minimamente invasivo, feito em consultório e com resultados satisfatórios a partir da quinta sessão de tratamento. Nessas sessões são administradas doses específicas de medicamentos como o Minoxidil e a finasterida, por exemplo, sendo que ambos são combinados com complexos vitamínicos, e agem diretamente no bulbo capilar.

mesoterapia capilar é indicada para pacientes que relatam queda dos fios, crescimento fraco e extremamente quebradiços. Dependendo do grau de calvície, o tratamento pode melhorar o aspecto das falhas e colaborar para a retomada do crescimento do local.

Porém, é importante salientar que haverá regiões em que ele não trará o resultado esperado, em especial, se a mesma está há muito tempo sem apresentar crescimento dos fios, pois, pode ter ocorrido a total falência do folículo piloso.

O tratamento de mesoterapia capilar ajuda a minimizar os efeitos da alopecia androgenética, muitas vezes revertendo quase completamente o quadro, principalmente se for iniciada em estágios mais precoces da doença.

O protocolo pode ser utilizado ainda por pessoas com pouco cabelo e extremamente finos, para melhorar a espessura dos fios ou após a gestação/lactação, caso as pacientes tenham aplicado químicas agressivas nos fios e querem restaurar a saúde dos fios.

Agende uma consulta com o dermatologista Dr. Daniel Stellin e veja outras situações em que a mesoterapia capilar pode ser indicada.

O protocolo de mesoterapia capilar visa minimizar as seguintes condições:

  • Alopecias não cicatriciais;
  • Efluvio (queda capilar);
  • Fios finos e quebradiços.

Entretanto, é importante que seja averiguado o que tem causado a queda excessiva de cabelo, pois, diversas condições podem colaborar para o quadro. Exemplificando: uma alteração hormonal pode resultar em queda de cabelo e, neste caso, é preciso tratar a questão hormonal e não o couro cabeludo.

Por isso, consultar-se com um dermatologista de confiança se faz necessário para o correto diagnóstico e indicação de protocolo de tratamento. O uso indevido de produtos e medicamentos pode resultar no efeito rebote, ou seja, ao invés de cessar a queda do cabelo pode fazer com que ela ocorra de forma mais acentuada.

A falta de tratamento resultará na perda dos fios, em resumo, o paciente pode ficar careca e esse quadro pode tornar-se irreversível.

mesoterapia capilar é realizada no consultório, uma vez que o procedimento é minimamente invasivo, praticamente indolor e não tem a necessidade de afastamento das atividades cotidianas.

O dermatologista administrará, de forma combinada, medicamentos e vitaminas que vão colaborar para o fortalecimento dos fios, sendo que esses produtos são aplicados diretamente no couro cabeludo do paciente com o auxílio de uma agulha fina.

O procedimento vai gerar apenas um pequeno incômodo da picada da agulha, mas é feito em 30 minutos e uma vez ao mês. O tempo médio de tratamento para que a mesoterapia capilar comece a fazer efeito é de 4 meses, sendo necessárias até 12 sessões para que o tratamento seja completo.

É importante que o paciente siga todas as etapas do tratamento de mesoterapia capilar, caso seja interrompido, pode não restaurar a saúde dos fios e o paciente pode ter a impressão que ele foi ineficiente.

Alguns dermatologistas podem complementar a  intradermoterapia e fazer uso ainda de equipamentos modernos, como o laser a frio e a luz LED. A proposta desses equipamentos é atuar na estimulação da corrente sanguínea, fazendo com que o folículo piloso tenha mais força para crescer.

As substâncias injetadas no tratamento de mesoterapia capilar estimulam os folículos de várias maneiras. Eles colaboram para o aumento da circulação sanguínea, aumentam a duração da fase anágena (de crescimento) e ajudam a inibir a enzima 5-alfa-redutase, restabelecendo o comprimento e diâmetro originais do fio.

Desta forma, o benefício da administração de medicamentos associados a vitaminas é trazer o fortalecimento capilar. A intradermoterapia capilar tem diversos resultados comprovados, são eles:

  • Melhora da qualidade, textura e brilho dos fios;
  • Crescimento capilar;
  • Minimização até a eliminação da queda dos fios.
  • Aumento da densidade e espessura.

A mesoterapia é capaz de combater os primeiros sinais da calvície, controlando a perda capilar e contribuindo para o nascimento de fios mais fortes e resistentes.

Para o paciente ter acesso ao valor do tratamento, primeiramente ele deve passar por consulta com um dermatologista para que seja feito um diagnóstico preciso.

Com base no quadro clínico do paciente é traçado o protocolo do tratamento, sendo que ele pode durar de quatro até 12 semanas. O valor do tratamento de  mesoterapia capilar é feito com base no número de sessões.

Como mencionado, os resultados iniciais da terapia começam a partir do quarto mês após a realização das sessões e aplicações no couro cabeludo, quando feita de forma correta. Não adianta querer a reversão da queda de cabelo sem fazer o tratamento completo.

Essas são algumas informações relativas à terapia de mesoterapia capilar. Caso ainda tenha restado dúvidas, entre em contato com a clínica de dermatologia Dr. Daniel Stellin, agenda uma consulta e veja outros benefícios do tratamento capilar dermatológico.