6 Fatores que influenciam o seu Desempenho Físico

Início » 6 Fatores que influenciam o seu Desempenho Físico

desempenho físico

Alguma vez você já seguiu todo o protocolo de treino e dietas às riscas e, mesmo assim, não notou resultados significativos em seu desempenho físico, ou no objetivo pretendido (que pode ser hipertrofia, perda de gordura ou outros)?

Pois é. Existem outros fatores, além da alimentação e de exercícios físicos, que também influenciam diretamente no rendimento físico – e que ocorrem muito além dele, como em casa, no trabalho, com os amigos e etc.

A seguir, neste artigo, confira seis fatores que podem ter impacto nos resultados do seu desempenho físico.

1# Sono (ou falta dele!)

Se você observa que não está atingindo o grau de desempenho físico desejado, mesmo com uma rotina de exercícios e dieta apropriada, a primeira coisa a ser feita é pensar: estou dormindo bem? Se a resposta for não, o seu problema pode estar aí.

O motivo é claro: é durante o sono que o organismo se recupera, restabelecendo a energia, descansando os músculos e produzindo hormônios importantíssimos para a construção dos músculos e para restabelecer a disposição.

2# Alimentação

Muitos indivíduos acreditam que o hábito de treinar elimina a necessidade de cuidar da alimentação e se empanturram de guloseimas, chocolates, fast-foods, refrigerantes e por aí vai.

O hábito é perigoso. Afinal, como o corpo vai trabalhar no melhor desempenho, se o combustível é de péssima qualidade?

3# Estresse e ansiedade

Altos níveis de ansiedade e estresse também podem acarretar em um desempenho físico reduzido. A tensão em excesso desequilibra alguns hormônios e, consequentemente, as funções do organismo.

Algumas alterações no corpo podem indicar que o estresse está te dominando: sudorese em excesso (e conseqüente desidratação), maior frequência de batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, tensão nos músculos e dores estomacais.

Se o problema for a ansiedade, você pode tentar combatê-la lendo livros, meditando ou submetendo o corpo a massagens. Consumir alimentos como abacate, açaí, banana e chocolate amargo também reduzem os picos de ansiedade e estresse.

4# Álcool

Beber uma cervejinha com os colegas no happy hour parece inofensivo, mas, em excesso, pode prejudicar os seus resultados e o seu desempenho.

O álcool, além de causar desidratação, também atrapalha a recuperação dos músculos e afeta o sono.

5# Hidratação

Como você está bebendo água? Manter o organismo hidratado é fundamental para o bom funcionamento dele. A água não só se responsabiliza por transportar o oxigênio, como também, os nutrientes.

O recomendado é consumir água distributivamente ao longo do dia, totalizando o consumo de dois a três litros diariamente.  

6# Calor

Sabemos que não há como controlar o calor, mas as altas temperaturas em excesso também podem diminuir a sua boa performance física.

O que você pode fazer para amenizar os impactos deste fator é realizar os treinos de noite, ou nas primeiras horas do dia – quando a temperatura é mais amena.

Usar roupas mais claras e praticar exercícios em ruas ou parques, com bastantes árvores também pode ajudar. Agora você já conhece os fatores que mais influenciam o seu desempenho físico e poderá prestar mais atenção neles.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.