5 maneiras de melhorar o desempenho físico

Início » 5 maneiras de melhorar o desempenho físico

desempenho físico

Uma das melhores maneiras de manter uma vida mais saudável, de ter um corpo melhor e em pleno funcionamento é a prática de atividades físicas e exercícios regularmente. Assim, é possível evitar a obesidade, o sedentarismo e outros problemas que podem vir a prejudicar a saúde.

Porém, é necessário saber a importância do condicionamento físico para a realização destas atividades, de forma que elas sejam satisfatórias e tragam melhorias para o corpo.

Desta forma, saber como melhorar o seu desempenho físico é fundamental para melhores resultados de sua saúde. Confira a seguir 5 dicas de como melhorar o desempenho físico.

  1. Faça exercícios de forma progressiva: um erro comum é acreditar que realizar uma grande quantidade de atividades de uma única vez pode ajudar e melhorar o desempenho físico. Na verdade, o efeito pode ser exatamente o oposto. Assim, o ideal é que se comece com exercícios mais leves, passando periodicamente a exercícios mais pesados, condicionando o corpo a suportar desafios maiores e atividades mais complexas.
  2. Alimente-se de forma adequada: ter um bom condicionamento físico está diretamente ligado a uma dieta equilibrada e balanceada, de forma que o corpo tenha a energia suficiente para a realização das atividades. Desta forma, manter uma dieta equilibrada ajudará a melhorar o desempenho físico, pois o corpo não irá sofrer com falta de energia ou com o excesso de alimentos que possam influenciar negativamente o desempenho.
  3.  Mantenha-se hidratado: a hidratação é fundamental para um bom desempenho físico, pois o corpo perde muito líquido durante qualquer tipo de atividade física. Essa tipo de perda faz com que o desempenho físico fique prejudicado. Durante as atividades físicas realizadas, hidratar-se pode ser o ponto diferencial para um melhor desempenho. Recomenda-se ingerir água a cada intervalo ou até mesmo durante os exercícios no caso de atletas profissionais ou competidores.
  4. Crie hábitos diários: Embora o condicionamento físico esteja relacionado na maioria das vezes ao momento da prática das atividades físicas, toda a rotina acaba por influenciá-lo, seja de forma positiva ou de forma negativa. Assim, criar pequenos hábitos diários pode ser uma boa opção para ajudar a melhorar o desempenho físico, como, por exemplo, realizar caminhadas para trajetos curtos, optar por escadas em vez de elevadores, ou até mesmo diminuir a ingestão de comidas e bebidas altamente calóricas. Desta forma, o corpo poderá responder positivamente.
  5. Respeite seus períodos de descanso: para manter um bom desempenho físico, é importante que o corpo esteja pronto para suportar qualquer carga de exercícios ou atividades. Porém, não é apenas com estas atividades que o corpo irá se adaptar e melhorar seu desempenho. Períodos de descanso são fundamentais para que o corpo se recupere e possa se acostumar a uma nova rotina de atividades, devendo assim ser sempre respeitado o período de descanso ideal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.