5 dicas para emagrecer com saúde

Início » 5 dicas para emagrecer com saúde

emagrecer

Hoje em dia emagrecer vai muito além de uma questão meramente estética. Perder peso envolve também a decisão de levar uma vida saudável.

A obesidade atualmente é um transtorno que aflige milhares de pessoas no mundo inteiro. É um problema que atinge tanto os homens quanto as mulheres  nas mais variadas faixas etárias. Inclusive, o índice de obesidade infantil aumentou consideravelmente nos anos recentes, o que sinaliza um futuro com pessoas que certamente sofrerão com problemas cardíacos,diabetes e outras doenças passíveis de prevenção.

É nesse contexto que perder peso se torna uma alternativa não apenas para ter um corpo bonito, mas sim, para viver com saúde. Por isso, emagrecer deve ser um processo feito de maneira responsável e com o acompanhamento de um profissional especializado no assunto.

A realização de dietas desprovidas de base científica ou até mesmo a prática de exercícios físicos em demasia e sem a devida orientação podem acarretar mais prejuízos do que benefícios para a saúde,principalmente quadros de perda de massa magra e lesões . Sendo assim, listei algumas dicas para perder peso sem perder a saúde .

Cinco dicas para emagrecer com saúde

Ciente de que emagrecer é viver de maneira saudável, vale então conhecer pelo menos cinco dicas que são essenciais para quem quer perder quilos de maneira responsável e inteligente.

É importante salientar sempre que o processo de emagrecimento envolve uma série de questões, tais como disciplina, empenho, vontade, entre outros. Por isso, emagrecer corresponde também a uma mudança de atitudes e de hábitos da vida cotidiana.

Uma das dicas essenciais para perder peso com saúde é estipular horários certos para comer. Ao fazer isso, você elimina aqueles lanches fora de hora, que servem apenas para acumular gordura. Vale também, nesse caso, optar por alimentos com índice glicêmico reduzido,além de reduzir os maus carboidratos e elevar a ingestão de gorduras boas que aumentam a saciedade .

Outra dica é beber muito líquido durante o dia, evitando assim que o organismo fique desidratado. Entre os líquidos, é recomendado beber água, chás sem açúcar ou sucos naturais.(frutas low carb como o limão , morango, frutas vermelhas e maracujá por exemplo)

A quantidade de água recomendada necessária para manter o organismo saudável varia entre 1,5 e 2 litros por dia.

Além de uma alimentação em horários certos e a ingestão de líquidos, é preciso levar em consideração também a prática de exercícios físicos. As atividades, tais como caminhadas, musculação ou uma modalidade esportiva, evitam o sedentarismo e também favorecem a queima de calorias, processo essencial para perda de peso,vale a ressalva que exercícios aeróbicos leves e sem variações não levam aos resultados desejados a longo prazo pela capacidade adaptativa do nosso metabolismo.

Comer com moderação todos os tipos de alimento é outra dica valiosa. É importante ter no cardápio proteínas, sais minerais e vitaminas. Sendo assim, vegetais, cereais, carnes, frutas, nada disso pode ser dispensado. Porém lembre-se: comer sem exageros.

A outra indicação é eliminar do seu dia a dia hábitos nada saudáveis, tais como o tabagismo, o sedentarismo, o consumo excessivo de álcool, entre outros.

Ao seguir esses passos, emagrecer com saúde se tornará mais fácil.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.