Manter a saúde e retardar o aparecimento de doenças crônicas representa os caminhos mais promissores para o envelhecimento saudável e melhorias na qualidade de vida do indivíduo.
Aqueles que buscam melhorias no estilo de vida ou fazem escolhas saudáveis podem, em média, esperar vidas mais longas.
Porém, quando se trata desses comportamentos, a maioria das pessoas pode não estar totalmente ciente sobre quão importante é comer bem, fazer exercícios e dormir o suficiente.
Você sabe como garantir um envelhecimento saudável? Aprenda algumas dicas com a gente neste post de hoje.
Índice
O que determina o envelhecimento saudável?
Você pode pensar que seus genes te darão uma longevidade saudável, mas a verdade é que a genética é responsável por, no máximo, 30% da sua expectativa de vida. O resto vem de seus comportamentos, atitudes, meio ambiente e um pouco de sorte.
Você pode ter ouvido falar sobre várias técnicas de extensão da vida. Tenha em mente que nenhum deles foi comprovado em humanos e a maioria são apenas teorias. A única maneira comprovada de viver mais tempo é buscar por saúde diariamente.
Viva por mais tempo e melhor
Pessoas que desejam ter envelhecimento saudável e qualidade de vida na terceira idade descobrem que viajar é um recurso interessantíssimo para sentir-se bem, aprender novas línguas, relaxar, ter novas experiências e deixar o cérebro trabalhar a todo o vapor.
Ao viajar, você dá ao cérebro, e ao corpo, estímulos que lhes fazem bem, uma vez que a novidade, a nova cultura, os novos lugares, os ambientes variados e os idiomas diferentes são desafios que precisarão ser superados e vividos.
Exercite-se para viver, e não apenas sobreviver
Fazer exercícios é um dos grandes segredos para garantir uma longevidade, com mais qualidade e com maiores possibilidades de aprendizagem.
Estudos mostram que os exercícios influenciam o potencial do cérebro para se conectar e processar novas informações, além de aguçar os sentidos. As atividades físicas também ajudam o cérebro a aprender e melhorar a qualidade da aprendizagem.
Estilo de vida x envelhecimento saudável
Dieta, exercícios e o estilo de vida são responsáveis por 90% das doenças crônicas, que incluem diabetes (tipo 2), doenças cardíacas, declínio cognitivo e demência.
Em suma, seu estilo de vida é o segredo do envelhecimento saudável. Sua idade cronológica é apenas um número. Não coloque limites em sua mente e corpo.
Seu corpo e fisiologia reagem às entradas que você fornece; permaneça sedentário e coma os alimentos errados e seu cérebro e corpo sofrerão as consequências.
Coma alimentos integrais limpos e saudáveis e faça movimentos todos os dias (por exemplo, treinamento de força, exercícios aeróbicos, alongamento, caminhada, etc.) e você ficará surpreso com seu nível de vitalidade e juventude.
Faça um compromisso hoje mesmo para fazer uma mudança saudável por semana. Antes que você saiba, você estará se sentindo melhor e no caminho para a longevidade saudável.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.