Envelhecimento saudável X estilo de vida: saiba a relação

Início » Envelhecimento saudável X estilo de vida: saiba a relação

Envelhecimento saudável

Manter a saúde e retardar o aparecimento de doenças crônicas representa os caminhos mais promissores para o envelhecimento saudável e melhorias na qualidade de vida do indivíduo. 

Aqueles que buscam melhorias no estilo de vida ou fazem escolhas saudáveis ​​podem, em média, esperar vidas mais longas.  

Porém, quando se trata desses comportamentos, a maioria das pessoas pode não estar totalmente ciente sobre quão importante é comer bem, fazer exercícios e dormir o suficiente. 

Você sabe como garantir um envelhecimento saudável? Aprenda algumas dicas com a gente neste post de hoje. 

O que determina o envelhecimento saudável?

Você pode pensar que seus genes te darão uma longevidade saudável, mas a verdade é que a genética é responsável por, no máximo, 30% da sua expectativa de vida. O resto vem de seus comportamentos, atitudes, meio ambiente e um pouco de sorte.

Você pode ter ouvido falar sobre várias técnicas de extensão da vida. Tenha em mente que nenhum deles foi comprovado em humanos e a maioria são apenas teorias. A única maneira comprovada de viver mais tempo é buscar por saúde diariamente.

Viva por mais tempo e melhor

Pessoas que desejam ter envelhecimento saudável e qualidade de vida na terceira idade descobrem que viajar é um recurso interessantíssimo para sentir-se bem, aprender novas línguas, relaxar, ter novas experiências e deixar o cérebro trabalhar a todo o vapor. 

Ao viajar, você dá ao cérebro, e ao corpo, estímulos que lhes fazem bem, uma vez que a novidade, a nova cultura, os novos lugares, os ambientes variados e os idiomas diferentes são desafios que precisarão ser superados e vividos.

Exercite-se para viver, e não apenas sobreviver

Fazer exercícios é um dos grandes segredos para garantir uma longevidade, com mais qualidade e com maiores possibilidades de aprendizagem.

Estudos mostram que os exercícios influenciam o potencial do cérebro para se conectar e processar novas informações, além de aguçar os sentidos. As atividades físicas também ajudam o cérebro a aprender e melhorar a qualidade da aprendizagem.

Estilo de vida x envelhecimento saudável

Dieta, exercícios e o estilo de vida são responsáveis ​​por 90% das doenças crônicas, que incluem diabetes (tipo 2), doenças cardíacas, declínio cognitivo e demência. 

Em suma, seu estilo de vida é o segredo do envelhecimento saudável. Sua idade cronológica é apenas um número. Não coloque limites em sua mente e corpo. 

Seu corpo e fisiologia reagem às entradas que você fornece; permaneça sedentário e coma os alimentos errados e seu cérebro e corpo sofrerão as consequências. 

Coma alimentos integrais limpos e saudáveis ​​e faça movimentos todos os dias (por exemplo, treinamento de força, exercícios aeróbicos, alongamento, caminhada, etc.) e você ficará surpreso com seu nível de vitalidade e juventude. 

Faça um compromisso hoje mesmo para fazer uma mudança saudável por semana. Antes que você saiba, você estará se sentindo melhor e no caminho para a longevidade saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

CTA para uma entrevista com o Dr. Daniel Stellin

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.