Equilíbrio global em saúde: entenda como conseguir

Início » Equilíbrio global em saúde: entenda como conseguir

Equilíbrio global

Todos nós desejamos ter uma vida saudável e feliz. E um componente importante para essa conquista é o equilíbrio global em saúde.

É fácil nos concentrarmos excessivamente em determinados pontos da saúde, como a realização de exercícios físicos. No entanto, é importante proteger a saúde mental e emocional, ao mesmo tempo em que procuramos melhorar a saúde física.

Alcançar um senso de equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é um desafio no nosso dia a dia.

Neste post, você vai entender sobre a importância de conseguir um equilíbrio global em saúde. Continue a leitura! 

Possíveis obstáculos para o equilíbrio global em saúde

O primeiro passo para alcançar o equilíbrio global em saúde é examinar seus obstáculos. 

Se você está constantemente se sentindo esgotado ou cansado, é possível que fatores dos quais você talvez nem esteja ciente tirem parte da sua energia. Eles podem estar tornando o seu equilíbrio de vida mais difícil. Tais fatores podem incluir:

  • Consumo de açúcar: o açúcar fornece energia rápida, mas pode deixar você se sentindo esgotado rapidamente;
  • Excesso de cafeína: a cafeína também pode causar uma sensação de “cansaço”, que pode interferir em uma boa noite de sono;
  • Mau gerenciamento das atividades físicas: os dois lados do espectro, no que diz respeito à prática de exercícios físicos, podem ter forte impacto no dia a dia. Não se exercitar torna o indivíduo mais lento e mal-humorado, no entanto, o excesso de exercícios esgota as reservas de energia, causando enfraquecimento com o tempo. Em alguns casos, também pode suprimir o sistema imunológico e causar vulnerabilidade;
  • Desidratação: a água ajuda a liberar toxinas, hidratar os tecidos e manter altos os níveis de energia;
  • Falta de sono: a falta de sono, muitas vezes causada por fatores externos, como estresse, barulho, luz, cafeína, álcool, medicamentos, ou até mesmo por doenças e depressão;
  • Ingestão de alimentos: o corte de calorias pode ser benéfico para a perda de peso, mas a privação em excesso pode deixá-lo sem energia. Não espere muito tempo entre as refeições, ou restrinja severamente as calorias por longos períodos de tempo;
  • Estresse: conflitos e estresse podem reduzir rapidamente os níveis de energia. Tente mecanismos de enfrentamento de estresse, quando possível.

Como conquistar o equilíbrio global em saúde?

Tempo e compromissos

Ter uma vida verdadeiramente equilibrada significa considerar todos os seus aspectos, desde relacionamentos, trabalho e bem-estar emocional.

Em muitos casos, criar o equilíbrio global em saúde é simplesmente encontrar o tempo adequado para si mesmo. 

Exercícios

Exercícios também desempenham papel importante na redução do estresse. 

Forçar-se a fazer exercícios que você não gosta, no entanto, fará com que você não consiga manter a prática por muito tempo. 

Dieta

Uma dieta adequada pode levar a uma melhor saúde, energia e bem-estar em geral. A comida saudável também pode ser saborosa e divertida, sem gastar muito do seu tempo. 

Aqui estão algumas dicas a serem consideradas no preparo da sua dieta saudável:

  • Procure receitas saudáveis ​​para o coração – a internet é um ótimo recurso;
  • Compre frutas e vegetais frescos para lanches em casa e outros locais;
  • Planeje seu cardápio com uma semana de antecedência. Este tipo de sistema previne os desejos prejudiciais à alimentação balanceada.

O seu médico pode oferecer mais recomendações sobre como criar o equilíbrio global em saúde. Também é crucial garantir que você se cuide, comendo de forma saudável, fazendo exercícios regularmente e dormindo o suficiente. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

CTA para uma entrevista com o Dr. Daniel Stellin

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.