Esfoliação do rosto: 6 mitos e verdades sobre as receitas caseiras

Início » Esfoliação do rosto: 6 mitos e verdades sobre as receitas caseiras

A esfoliação caseira com produtos naturais está cada vez mais famosa e tende a crescer cada dia mais. Isso porque, os tratamentos estéticos hoje em dia são bem caros e não prometem muito mais do que o que os produtos naturais feitos em casa prometem. Claro que o acompanhamento profissional é muito bem-vindo e importante, mas os próprios especialistas dizem que esses produtos podem ajudar a pele a ficar mais saudável e bonita.

No entanto, é preciso dizer que as esfoliações e o intervalo entre uma e outra mudam conforme o tipo de pele, e é aí que entra o profissional dermatologista ou esteticista, pois o mesmo pode indicar o tempo certo de uma para outra. No geral, quem tem pele oleosa pode fazer 1 vez por semana e quem tem pele seca deve fazer de 15 em 15 dias, para que o tratamento não deixe a pele ainda mais ressecada.

É importante também a hidratação pós-esfoliação. Para que a pele se regenere e fique mais bonita, a hidratação é essencial.

Mas você sabe quais são os melhores produtos naturais para cuidar da pele e quais são as verdades e mitos que giram em torno desse assunto? É o que vamos ver logo em seguida.

3 mitos e 3 verdades sobre esfoliação do rosto

Mitos

1 – Nem todos os tipos de pele podem fazer o procedimento

Mito! Todos os tipos de pele podem, sim, receber esse tipo de tratamento, no entanto são necessários alguns cuidados. Por exemplo, quem tem pele com muita acne não deve utilizar produtos que contenham ácido, pois isso pode prejudicar ainda mais o processo inflamatório acarretando em marcas indesejáveis ou até mesmo cicatrizes.

2 – Podem-se usar da mesma forma produtos no rosto e no corpo

Mito! O açúcar, por exemplo, pode ser utilizado no corpo, mas deve ser evitado no rosto, pois pode agredir a pele.

No rosto, prefira produtos como o pó de café, pois ele é menos agressivo que o açúcar. Isso tratando-se de produtos naturais. Agora, se você for utilizar um produto industrializado, leia a descrição e use-o somente no local indicado.

3 – Mel e fubá clareiam as axilas

Mito! Nenhum dos 2 tem agentes que comprovam ser clareadores.

Verdades

1 – A pele precisa estar limpa

Verdade! Com a pele limpa, os resultados são bem melhores, pois ela estará preparada para receber o produto.

Dica: antes de ir tomar banho, faça um esfoliante caseiro com 2 colheres de sopa de pó de café + 1 ovo. Misture os ingredientes até obter consistência e vá para o banho.

Ao sair do banho, é só passar a mistura em movimentos circulares e deixá-la agir por 15 minutos. Retire-a com água fria.

2 – Pepino é ótimo para a pele

Verdade! O pepino é rico em vitamina E, ótima para clarear e refrescar a pele e dar hidratação a ela.

3 – Limão pode manchar a pele

Verdade! Não saia ao sol com o limão na pele, ele mancha, essa reação ocorre por um componente da fruta chamado bergapteno, que ao ser exposto a luz solar leva a um quadro chamado fitofotodermatose, produzindo lesões escurecidas e até mesmo bolhas por queimaduras.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.