6 Motivos para procurar um Fisiologista

Início » 6 Motivos para procurar um Fisiologista

fisiologista

Os hormônios desempenham um papel fundamental no nosso organismo, agindo a fim de harmonizar o funcionamento de órgãos e garantir que tudo funcione de forma equilibrada. Eles atuam na sexualidade, no funcionamento das células, no metabolismo e também na pele. É por isso que um fisiologista é o profissional mais indicado em caso de alterações nessas áreas.

O fisiologista busca compreender o funcionamento do organismo, analisa a existência de desequilíbrios e direciona as ações que devem ser tomadas para que o organismo funcione como normalmente.

Mas, se os hormônios funcionam de forma silenciosa, como saber que suas funções estão mesmo em desequilíbrio em nosso organismo? Parece complicado, mas, na verdade, não é.

A boa notícia é que o corpo passa a dar alguns sinais importantes que indicam que algo não está funcionando conforme o esperado. E ficar atento a esses indícios é saber qual a hora certa de procurar um fisiologista. A seguir, descubra 6 desses sinais de desequilíbrios hormonais..

Quando procurar um fisiologista?

1# Excesso de oleosidade

Se você sempre teve a pele seca e, de repente, passa a apresentar mais oleosidade sem causa conhecida, isso pode indicar que algo está em desequilíbrio no seu organismo. Antes de utilizar cremes para corrigir o problema e prejudicar a sua pele, procure por um médico especialista.

2# Pele muito seca

Assim como o excesso de oleosidade, uma mudança drástica para uma pele mais seca, de forma inesperada, também pode ser o alerta que faltava para que você procure um médico especializado no funcionamento dos hormônios.

3# Espinhas

A adolescência é um período conhecido pelo aparecimento de espinhas, já que há uma grande produção hormonal. Mas o excesso delas, ou o aparecimento em outros momentos da vida, pode indicar alguma alteração no balanço hormonal do organismo.

4# Manchas

Os melasmas, como são conhecidas as manchas escuras na pele, são comuns entre as grávidas, já que a gestação também é marcada pelas mudanças hormonais na mulher. Porém, caso eles continuem depois do parto, ou apareçam sem razão, é hora de procurar um profissional.

5# Estrias

As estrias são cicatrizes, fruto do crescimento do indivíduo ou do aumento de peso excessivo. Elas surgem quando a pele não consegue acompanhar, com a elasticidade necessária, a alteração. O que pouca gente sabe é que elas também podem indicar alguma alteração hormonal, que pode ser diagnosticada em uma consulta.

6#Pelos

O surgimento de pelos em regiões onde antes não existiam, ou até o aumento em outras áreas do corpo, pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal. O mesmo pode acontecer também em casos de queda de cabelo e pelos em algumas partes específicas do corpo.

Conclusão

Como você pode ver, os hormônios desempenham um papel importante para a beleza e a saúde da pele. Por isso, ficar atento à mudança que ocorre no corpo é fundamental para perceber os sinais de alteração fisiológica. Dessa forma, é importante procurar um fisiologista para entender melhor tais mudanças no corpo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.