6 principais cuidados dermatológicos durante a gestação

Início » 6 principais cuidados dermatológicos durante a gestação

gestação

A gestação é uma fase que tem delícias e agruras. Há mulheres que percebem o corpo mudar de forma bastante significativa em pouco tempo, enquanto outras só percebem as mudanças quando a época do parto está se aproximando.

Durante todo o tempo da gravidez, uma coisa é certa: é preciso tomar alguns cuidados bastante específicos, para que a mulher grávida possa manter a saúde, o bem-estar e também a autoestima.

Neste artigo, falaremos sobre os cuidados dermatológicos necessários durante a gestação e daremos dicas bastante valiosas para as futuras mães. Confira.

Cuidados durante a gestação

1. Não abra mão do hidratante

O primeiro e mais importante passo: faça hidratação diária da sua pele, com cremes específicos para o corpo e para o rosto.

Não utilize cremes com ácido retinoico ou ácido salicílico, uma vez que essas substâncias promovem descamação e podem afetar a pele da grávida, que está sensibilizada.

Se possível, utilize produtos feitos especialmente para o corpo da mulher gestante. Um profissional da área da dermatologia pode fazer algumas sugestões nesse sentido, para garantir que você adquira cremes que darão resultado.

2. Use água termal

Como já comentamos, durante a gravidez, a pele fica bastante sensível. A água termal é uma boa opção para ser usada no começo, no meio e no final do dia, uma vez que acalma a pele, hidrata e refresca.

Ela possui uma quantidade grande de sais minerais, além de combater estados de inflamação e ser uma excelente aliada no tratamento da dermatite atópica.

3. Nunca abandone o protetor solar

Dica fundamental para todos os momentos da vida, não apenas durante a gravidez.

O protetor solar é fundamental para impedir o surgimento de marcas, doenças de pele e incômodos diversos, especialmente durante a fase da vida em que os hormônios estão em fúria.

É recomendado às mulheres grávidas que utilizem protetor solar de alto fator de proteção, no rosto e no corpo, e que evitem se expor ao sol sem necessidade. Utilizar chapéus, bonés ou lenços para se proteger também é uma boa ideia.

4. Aumente a ingestão de água

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias. É importante fazer a hidratação de dentro para fora.

Vale lembrar que beber água com frequência ajuda a melhorar a circulação sanguínea, elimina excessos, desintoxica e faz com que a pele do corpo inteiro fique mais viçosa.

5. Faça drenagem linfática

Escolha uma profissional cuidadosa e responsável, em 1º lugar!

A drenagem linfática é uma forma inteligente de cuidar da pele durante a gravidez, uma vez que auxilia na melhora da circulação, elimina o excesso de líquidos e diminui a concentração de celulite.

Para ter um resultado ainda melhor, lembre-se de aumentar a ingestão de água, em especial nos dias quentes ou quando fizer exercícios ou caminhadas.

6. Utilize máscaras faciais

Boa opção para manter a pele limpa de impurezas e revitalizada. Vale sempre tomar cuidado, salientamos, com a fórmula da máscara.

Prefira produtos com vitamina C, que possuem propriedades curativas e clareiam manchas. Lembre-se que o ácido retinoico está vetado durante a gestação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.