5 alimentos que podem melhorar o seu humor

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A alimentação está diretamente ligada a muitas ações do corpo, tanto físicas quanto mentais, sendo, assim, uma parte muito importante da saúde mental e, consequentemente, do humor de cada pessoa.

Isso faz com que alguns alimentos possam influenciar diretamente no estado de espírito das pessoas, propiciando melhor ânimo e controle da agressividade, ansiedade e até mesmo da depressão, contribuindo, dessa forma, para a melhora significativa do humor .

Confira a seguir alguns dos principais alimentos que podem melhorar o seu estado de espírito.

1- Laranja, goiaba e quiuí

As frutas que possuem alto teor de vitamina C são uma excelente opção de alimentos que podem contribuir positivamente para melhorar a disposição das pessoas.

Isso acontece porque a vitamina C presente nessas frutas atua muito positivamente no controle do estresse, regulando o cortisol do corpo e combatendo os radicais livres, proporcionando uma maior sensação de bem-estar.

Dessa forma, o consumo de frutas ricas em vitamina C pode melhorar de forma muito positiva o astral, evitando irritabilidade e estresse.

2- Chocolate

O chocolate é um dos alimentos mais indicados para uma melhora do espírito da pessoa, pois possui a combinação de glicose e triptofano, responsável pela sensação de bem-estar do corpo.

Mas é comum que seja indicado o consumo de chocolate que possua 70% ou mais de cacau na receita, podendo esse consumo combater crises de desânimo e até mesmo ajudar pessoas com problemas de depressão a ter uma melhora de astral.

No entanto, é importante que o consumo de chocolate seja feito de forma moderada, uma vez que o excesso dele pode trazer alguns problemas. Assim, o ideal é que seja consumida uma porção pequena por dia de chocolate para a melhora desse quesito.

3- Castanha de caju e gergelim

A castanha de caju e o gergelim são alguns alimentos que possuem propriedades semelhantes, podendo ambas ser muito benéficas no combate ao mau humor, propiciando uma melhora no estado de espírito. São alimentos ricos em magnésio, um importante micronutriente, conhecido por seus benefícios nesse sentido.

 

4- Pimenta vermelha e pimenta-malagueta

Tanto a pimenta-malagueta quanto a pimenta vermelha possuem características semelhantes que as ajudam a melhorar a disposição, pois as 2 são ricas em capsaicina.

Essa riqueza em capsaicina faz com que as pimentas vermelha e malagueta aumentem os níveis de endorfina liberada no corpo. Assim, ao consumi-las, o corpo irá obter uma sensação de bem-estar e prazer, melhorando, consequentemente, o estado de espírito.

5- Alface

A alface é outro alimento simples que pode ter uma grande contribuição para a melhora do astral da pessoa, pois é rico em lactucina, especialmente localizada no talo dessa verdura, e lítio, presente no miolo. Assim, contribui muito positivamente no combate à ansiedade e depressão,  sendo muito indicada para pessoas que enfrentam  esses problemas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.