Glândulas sebáceas em produção, poluição, células mortas, resíduos de maquiagem e de produtos de beleza. A pele do rosto é bombardeada de impurezas a todo momento, e a sujeira que se acumula nela no decorrer do dia obstrui os poros. A consequência disso é oleosidade excessiva, cravos, espinhas e miliuns. A sujeira na pele também faz com que ela aparente estar sem vida e até envelhecida. Por isso, a limpeza de pele é tão importante, pois, além de garantir a saúde da face, ela traz diversos outros benefícios.
Quem acredita que essa limpeza tem apenas a função de eliminar cravos e espinhas está muito enganado. O procedimento, quando feito regularmente, auxilia na diminuição da oleosidade, restaura o PH da pele, fazendo com que esta fique mais firme e com mais elasticidade.
Índice
Como é feita a limpeza de pele?
Muito lugares afirmam que a limpeza pode ser feita em casa, mas é recomendável que ela seja faça com um profissional da área. O rosto é uma área muito sensível, e uma limpeza feita de maneira errada pode causar inflamações, espinhas e cicatrizes.
Quando realizada por um profissional, a limpeza, geralmente, segue os passos apresentados a seguir.
1- Higienização da pele
Sempre utilizando luvas, o profissional aplica demaquilante ou loções de limpeza com o objetivo de remover a oleosidade, o suor, a maquiagem e o protetor solar do rosto do paciente.
2- Abertura de poros
Nessa etapa, usa-se, geralmente, vapor de ozônio ou de água para abrir os poros e amolecer a pele. Esse passo auxilia na retirada das impurezas dos passos seguintes.
3- Esfoliação
Tem o objetivo de retirar as células mortas e facilitar a extração de cravos e demais impurezas.
4- Extração
A retirada de impurezas como cravos e miliuns pode ser feita de 2 maneiras. Manualmente, quando os cravos são retirados um a um pelo profissional, ou por aparelho de sucção, no qual eles são removidos por vácuo, que suga a impureza. Já os miliuns precisam ser retirados com o auxílio de uma microagulha. Após a extração, pode ser utilizado um aparelho para acalmar e cicatrizar a pele.
5- Máscara
É usada com o objetivo de acalmar a pele, além de diminuir a vermelhidão causada pela extração. A máscara vai variar de acordo com o tipo de pele do paciente.
Lembrando que essas são as etapas básicas da limpeza. Algumas técnicas podem variar de acordo com a clínica escolhida e o tipo de pele do paciente.
Quais são os benefícios?
Veja alguns benefícios da limpeza feita regularmente:
- diminui a oleosidade;
- auxilia no restabelecimento do PH da pele;
- hidrata;
- remove as células mortas;
- deixa a pele mais firme e lisa, conferindo viço e saúde;
- previne o envelhecimento.
A frequência da limpeza de pele irá variar de acordo com cada tipo. Porém, as peles oleosas são as que mais necessitam desse tipo de cuidado. É importante que, além da limpeza, a pessoa cuide diariamente da cútis. Hábitos como assepsia, tonificação, hidratação são fatores essenciais para uma pele limpa e saudável.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.