Manchas de sol: qual é o melhor tratamento?

manchas-de-sol

Qualquer mancha que surja na pele deve ser vista como um alerta do corpo, já que ela pode ser sintoma de alguma doença. As manchas são caracterizadas pelas alterações da coloração normal da pele, causadas pelo excesso ou diminuição da melanina na área, em geral se apresentam em áreas mais expostas como o rosto e ombros.

São muitas as causas das manchas, mas a mais frequente é a provocada pelo sol. Baseado em predisposição genética e outros fatores de risco, a exposição ao sol faz a pele reagir a radiação usando seus mecanismos de defesa, aumentando assim a produção de melanina. A boa notícia é que há tratamentos muito eficazes para retardar seu desenvolvimento e retirar as manchas que tanto incomodam.

Como surgem as manchas de sol?

As manchas de sol podem surgir até mesmo com pessoas que se protegem contra a radiação, mas são vulneráveis por outros aspectos como uso de anticoncepcionais, idade e genética. A exposição ao sol sem bloqueadores, até mesmo as caminhadas cotidianas na rua, pode desencadear o surgimento das indesejável pigmentação.

Quanto mais frequente for o hábito de proteger a pele, mais fácil e rápido será o seu tratamento. Alterações hormonais se unem a exposição solar para potencializar seus efeitos na pele, causando manchas mais desafiadoras de serem eliminadas, estou me referindo ao melasma.

O melasma é uma mancha de cor acastanhada e irregular, presente principalmente nas maçãs do rosto, fronte e queixo. A produção desordenada de melanina causada pelo melasma pode ser tratado, mas se houver novas exposições solares desprotegidas, costuma haver o retorno  ainda mais intenso, tornando-a uma condição extremamente desafiadora .

Outras manchas comuns são as melanoses ou manchas senis(melanoses), efélides ou sardas, manchas pós inflamatórias sendo as de acne as mais habituais

Tratamentos para manchas de sol

O melhor tratamento é a prevenção. Evite se expor ao sol de 10h às 16h e independentemente do horário, aplique filtro solar sendo que a intensidade da proteção será definida pelo médico após uma anamnese detalhada. O uso de chapéus e guarda-sóis também são úteis para ajudar no bloqueio, como os óculos para a os olhos.

A exposição ao mormaço tem o mesmo efeito que o sol direto, ajudando a aumentar não só as manchas, como também proporcionar queimaduras e insolação.

A maquiagem ajuda a disfarçar as manchas, mas tem uma atuação paliativa sobre o problema. Como há vários tipos de tratamento, é importante detectar a origem da mancha de sol para agir conforme sua demanda.
Produtos cosméticos a base de vitamina C ajudam a potencializar o filtro solar e o clareamento da pele pelo seu potencial antioxidante. Não devemos nos esquecer dos cosmecêuticos que são ativos antioxidantes que funcionam como verdadeiros fotoprotetores orais, dentre eles estão o licopeno, betacaroteno, polipodium e picnogenol entre outros.

Quem apresenta as manchas senis, que surgem com o tempo, pode usar a luz intensa pulsada para obter resultados significativos, assim como o laser CO2, crioterapia e peeling ou princípios ativos como palmitato de ascorbila, ácido lático e glicólico.

As sardas também são aptas para a luz intensa pulsada, assim como o peeling mais leve. Já o melasma, que é mais resistente e pode se tornar mais profundo, há uma maior amplitude de tratamento que vai de acordo com sua estrutura. Um deles é o peeling superficial, laser e microagulhamento.

Há ainda as opções de dermarroller, spectra, VI Peel, laser Nd-yag, laser fracionado, laser limelight e o uso de ativos como o hidroquinona.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.