Métodos para Rejuvenescimento Facial

Início » Métodos para Rejuvenescimento Facial

Rosto feminino depois de tratamentos de rejuvenescimento facial

As técnicas de rejuvenescimento facial consistem em tratamentos estéticos que visam preservar a jovialidade da face, prevenindo e minimizando o surgimento de sinais incômodos como rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez, por exemplo.

Existem diversos fatores que influenciam no envelhecimento cutâneo, como exposição solar sem proteção, não ter uma rotina de cuidados, dormir de maquiagem etc. Para evitar as insatisfações estéticas resultantes, a paciente pode recorrer às técnicas de rejuvenescimento facial disponíveis.

Quais as principais técnicas de rejuvenescimento facial?

Ao apresentar envelhecimento cutâneo o paciente deve buscar auxílio especializado de um dermatologista. Esse é o profissional mais qualificado para identificar as características da pele e recomendar cuidados rotineiros e tratamentos específicos para os problemas identificados.

Destaca-se que, além dos hábitos de vida, a própria idade também é um aspecto que gera essas alterações estéticas na face em decorrência da diminuição da produção de colágeno e elastina.

Portanto, mesmo adotando cuidados diários com a face, como limpeza, proteção solar e hidratação, pode ser necessário recorrer ao dermatologista para um tratamento de rejuvenescimento facial mais satisfatório. Conheça os principais a seguir.

Peeling químico

O peeling químico é um dos procedimentos estéticos mais usados para renovação celular. Devido ao uso controlado de ácidos, a técnica promove uma microdermoabrasão para remover as células mortas e envelhecidas presentes nas camadas mais superficiais da derme.

Esse procedimento pode ser realizado em diferentes intensidades de acordo com as insatisfações relatadas pelo paciente, podendo ser mais superficial ou mesmo atingir a derme reticular amenizando marcas profundas como de cicatrizes de acne e manchas em geral.

O tratamento é indicado para amenizar condições como oleosidade, acnes e cravos, poros dilatados, cicatrizes, manchas, melasmas e flacidez.

Como utiliza ácido para promover o rejuvenescimento facial, o peeling químico deve ser realizado por um dermatologista para evitar queimaduras ou hipersensibilidade na pele.

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância produzida pelo organismo, mas que tem sua concentração diminuída com a idade. Ele está presente principalmente na derme, sendo responsável pela hidratação cutânea.

O tratamento de preenchimento com ácido hialurônico é recomendado para amenizar sulcos faciais, como o bigode chinês, e também melhorar o volume e contorno da face quando há perda do tônus muscular, absorção intensa de volume por características individuais ou prática excessiva de esportes.

A substância também é usada em tratamentos de preenchimento labial, mas devido à irrigação intensa do local, o procedimento deve ser conduzido apenas por profissionais devidamente habilitados, como o dermatologista ou cirurgião plástico.

Harmonização facial

A harmonização facial é um tratamento de rejuvenescimento facial que engloba diversos procedimentos que serão selecionados de acordo com a avaliação personalizada da paciente.

Considerando as insatisfações existentes, proporções e simetrias pessoais o dermatologista vai definir um protocolo que melhor atende as expectativas. A conduta pode incluir o uso de preenchedores, bioestimuladores de colágeno, toxina botulínica e fios de sustentação. Entre as condições de envelhecimento facial amenizadas com o tratamento destacam-se:

  • Rugas e linhas de expressão;
  • Sulco nasogeniano;
  • Estética nasal em desarmonia com a face;
  • Diminuição do volume facial;
  • Flacidez.

Apenas com a avaliação o dermatologista poderá determinar qual o melhor protocolo ao caso, portanto, a harmonização facial é sempre realizada considerando as características individuais de cada paciente.

Aplicação de toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, está entre os tratamentos para rejuvenescimento facial mais procurados devido aos benefícios que oferece.

A substância promove uma paralisia temporária da musculatura facial, impedindo a recepção dos neurotransmissores pelos músculos onde foi aplicada. Isso significa que aquele músculo vai ficar parcial ou totalmente sem contração enquanto a toxina continuar ativa.

Essa técnica é usada para amenizar rugas e linhas de expressão, reduzindo as contrações faciais que intensificam os sinais com a idade.

Apesar de consistir em um tipo de paralisia controlada, o dermatologista aplica a substância em uma quantidade e distribuição que não deixará as expressões congeladas ou artificiais, mantendo sempre a naturalidade e harmonia do paciente.

O que considerar antes de realizar um tratamento de rejuvenescimento facial?

As técnicas de rejuvenescimento facial são indicadas para pacientes de diferentes idades que estejam insatisfeitas com a estética facial ou com a intensificação dos sinais de envelhecimento cutâneo.

Apesar disso, a avaliação sempre deve ser feita por um dermatologista de confiança que poderá indicar qual a conduta mais apropriada de acordo com as insatisfações existentes.

Todos os tratamentos apresentados são temporários, o que significa que novas sessões devem ser realizadas em intervalos regulares indicados pelo especialista para manutenção dos resultados.

Em geral, os tratamentos estéticos podem ser contraindicados para pacientes com infecções de pele ativas no local tratado, como herpes ou acnes, pessoas com problemas de cicatrização ou doenças autoimunes.

Por tais razões, é sempre recomendado que o dermatologista avalie o quadro, incluindo patologias preexistentes, para determinar qual a melhor alternativa de tratamento para rejuvenescimento facial.

Fontes:

Clínica de Dermatologia Dr. Daniel Stellin

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Deixe uma resposta