Afinal, o óleo de coco faz bem ou faz mal? Posso usá-lo para hidratar meu cabelo? Ingerir a substância vai me ajudar a emagrecer? É uma opção de produto para hidratar a pele? Essas e outras diversas dúvidas são frequentes quando falamos desse óleo, um produto que já usado há centenas de anos, mas que ganhou muito mais destaque nos últimos anos.
O óleo de coco é uma substância de origem vegetal produzida a partir do coco fresco ou seco. Seu processo de obtenção não envolve procedimentos químicos e o produto final é rico em ácidos graxos poliinsaturados que proporcionam vários benefícios para a saúde.
Atualmente, ele é usado tanto no ambiente doméstico, na culinária e na estética, quanto por empresas do ramo de beleza, em produtos para o cabelo e hidratantes para a pele. Porém, para cada finalidade há uma versão específica.
Veja o que é verdade e o que é mito quando se trata dessa substância que gera tanta polêmica.
Índice
Ingerir o óleo de coco ajuda no processo de emagrecimento
Verdade! Como todos os produtos originados do coco, o óleo também é extremamente nutritivo e é um alimento funcional, promovendo inúmeros benefícios para a saúde, fornecendo energia para o cérebro, diminuindo o colesterol ruim e a hipertensão.
Além disso, quando aliado a dietas de baixo consumo de carboidratos (cetogênica e afins ), transforma-se em um elemento que reduz a liberação intensa de insulina, faz o intestino funcionar melhor, potencializa a redução da gordura na área do abdome. Em decorrência de sua composição nutricional, acaba sendo um item importante na redução da compulsão por carboidratos e gorduras além de promover um aumento da saciedade.
É um importante aliado na saúde bucal
Mito! Apesar de ter muitas qualidades, ainda não há nenhuma comprovação de benefícios do óleo para os dentes, para a língua ou para as mucosas da boca.
É recomendado para ter uma pele bonita e hidratada
Verdade! Quando o assunto é pele, o óleo de coco ganha destaque. Ele pode ser aplicado na forma natural em todo o corpo, principalmente em regiões mais ressecadas, como calcanhares, joelhos e cotovelos.
Quem deseja fazer uma esfoliação corporal, pode misturá-lo com açúcar, passar por todas as partes e retirar a mistura com água. O resultado é imediato, sem causar irritação.
O óleo ainda pode ser usado para auxiliar no momento da depilação. Aplicá-lo sobre a pele na hora do banho facilita o deslizar da lâmina no momento de raspar os pelos.
O óleo de coco deixa o cabelo bonito e hidratado
Verdade! A substância tem grande capacidade de hidratar os fios, porém, é indicado que se use produtos que contenham o óleo em sua composição. Caso opte por usar o óleo, a indicação é misturá-lo a uma máscara de hidratação, aplicar nos fios sem deixar entrar em contato com a raiz e retirar completamente após alguns minutos.
O óleo aumenta a oleosidade da pele e dos cabelos
Mito! Se utilizado de maneira correta, ele não causará nenhum problema para os mais diversos tipos de pele e de cabelo. A orientação é que se use uma quantidade pequena do produto e evitando ao máximo deixar resíduos. No caso dos fios, o aspecto natural volta gradativamente após as lavagens.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.