Você sabia que a sua pele é um reflexo da sua saúde?

Início » Você sabia que a sua pele é um reflexo da sua saúde?

pele e saúde

Nossos dias estão cada vez mais corridos. Não temos tempo para nada. Comemos com pressa, dormimos pouco e mal, não temos tempo para o lazer, abusamos de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas, nos estressamos com facilidade, entre outras coisas. Você sabia que tudo isso se reflete na nossa pele? Neste artigo você confere como a sua pele acaba sendo um reflexo direto da sua saúde. Acompanhe!

Uma rede de informações conectadas

Vivemos tempos de constante desequilíbrio, tendo que nos adaptar às mais variadas situações e contratempos do dia a dia para conseguirmos dar conta da crescente demanda de responsabilidade, que não para de crescer sobre nós. Mas você já parou para pensar em como seu organismo reage a tudo isso? De que forma sua saúde acaba sendo afetada por essa rotina desenfreada?

Pois bem, sua pele é um dos primeiros órgãos a demonstrar que algo não vai bem. Isso acontece porque seu organismo está tentando se adaptar às novas condições que vão contra a sua natureza. Esse processo de adaptação acaba provocando mal-estar físico e emocional, que se reflete de forma direta na sua pele.

Você sabia que o estresse, o grande vilão da saúde das pessoas no século XXI, é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças de pele? Isso acontece quando o seu nível de tensão está alto, e você acaba liberando na corrente sanguínea substâncias que baixam a imunidade. Quando isso acontece, seu organismo se torna um alvo fácil para infecções e doenças. Além disso, doenças, como rosácea, psoríase, vitiligo entre outras dermatoses, podem agravadas pelos altos níveis de cortisol produzidos em situações de stress.

Envelhecimento acelerado: um sinal de que a saúde não vai bem

O envelhecimento da sua pele está diretamente ligado a uma série de fatores. A perda da elasticidade, o surgimento das linhas de expressão, das rugas e de manchas são consequências diretas da desordem na qual seu organismo se encontra. E o envelhecimento acontece em decorrência da aceleração dos radicais livres – que são responsáveis pelo envelhecimento das células.

Pouco se fala sobre o efeito do que comemos na saúde da nossa pele. Sabe-se que a ingestão de água, por exemplo, é fator fundamental para uma pele hidratada, mas você sabe da relação que o que você come tem com a saúde da sua pele e do seu corpo?

Diversos especialistas acreditam que determinados nutrientes são capazes de ajudar com diversos problemas dermatológicos. Por exemplo, as vitaminas C e E, são ferramentas poderosas para retardar os efeitos da exposição solar e a vitamina A através de seus derivados podem ajudar no combate a acne.

Os hormônios e a saúde da pele

A pele reflete de maneira direta a condição hormonal do nosso corpo. Quando os níveis hormonais não estão regulados, por qualquer motivo que seja, a pele sente. Os estrogênios, por exemplo, têm uma profunda influência na pele. No período que antecede a menopausa, momento em que os níveis de estrogênio começam a cair, é possível notar, por exemplo que a pele sofre alterações em sua aparência. Essa relação existe porque os hormônios estrogênios melhoram a pele de muitas maneiras. Entre estas maneiras, podemos citar: aumento do conteúdo de colágeno e da espessura da pele e a melhora na hidratação da mesma.

Além dos fatores biológicos, podemos também citar os fatores emocionais que causam efeitos diretos na aparência da pele. O estresse está diretamente ligado ao surgimento de recorrência de alguns problemas como a acne e a psoríase.

E não são apenas os adultos que sofrem com problemas de pele causados pelo estresse e demais doenças emocionais, as crianças também são susceptíveis a eles. Embora exista um mito de que crianças não possuem problemas com descontrole das emoções, elas são sim vulneráveis a esses problemas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista e fisiologista hormonal em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.