Cuidados com a pele na gravidez: saiba mais

Início » Cuidados com a pele na gravidez: saiba mais

gravidez

A gravidez é um momento muito mágico para a maioria das mulheres. As mudanças pelas quais o corpo passa são muitas e todo o processo é muito inspirador. Afinal, é o surgimento de um novo ser humano dentro de você. Os cuidados a serem tomados neste período são muitos e vão muito além da alimentação. Confira abaixo 4 cuidados importantes para ter uma pele linda durante a gravidez.

Hidrate a pele na gravidez!

Você já deve saber que hidratação é algo fundamental para o corpo. E isso inclui a pele. É comum que o estiramento da pele provoque um ressecamento ainda mais acentuado do que em outras situações. E por isso, é importante que você mantenha sua pele hidratada. O uso de hidrantes adequados e o consumo ideal de água são fatores fundamentais para que a elasticidade do tecido aumente e ocorra a prevenção das indesejadas estrias, que causam grande impacto na estética feminina.

Mantenha uma dieta equilibrada

Todo mundo sabe que as mamães precisam se alimentar bem. Mas comer bem não quer dizer comer muito,nem comer por dois. É preciso escolher os alimentos corretos. Lembre-se que os nutrientes ingeridos também nutrem o bebê, portanto, além de pensar na sua pele, pense sempre na saúde dele.

Equilíbrio é a palavra-chave. Não pense em adotar uma dieta de emagrecimento, mas também não vá para o outro lado. Uma boa alimentação ajuda a mãe a ter força de aguentar o peso do bebê e ainda mantê-lo saudável até que ele mesmo consiga absorver os nutrientes por conta própria.

Uma dieta desequilibrada influencia a saúde da sua pele. Cuidado com alimentos com alto indice glicêmico e pobre valor nutricional, que além de  aumentar o número de espinhas e cravos também podem levar ao diabetes gestacional.Evidências atuais também suportam o consumo das gorduras boas, ricas em omega 3 para previnir obesidade infantil e alterações cardiológicas no bebê.

Mantenha-se dentro do peso ideal

O aumento repentino de peso pode fragilizar a pele, deixando-a mais propícia ao surgimento de estrias e de celulites. Estes problemas podem ser muito difíceis  de serem revertidos mesmo após o período gestacional ter sido encerrado.

Lembre-se que sua forma física precisa ser de uma maneira que o corpo consiga se regenerar sem transtornos. Ao controlar seu peso, é mais fácil do organismo realizar um metabolismo de recuperação mais saudável.

Cuidado com o sol

O sol pode ser um amigo ou um vilão. E com a pele, o exagero se torna um tormento. Para sua pele na gravidez ter um aspecto saudável, evite ter contato prolongado com os raios solares. Use protetor solar tanto dentro como fora de casa e também em épocas frias,lembre-se que a gestação é um período de altas concentrações dos hormônios femininos produzidos pela placenta,condição que favorece o aparecimento do melasma.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.