Planejamento nutricional: saiba para que serve

Início » Planejamento nutricional: saiba para que serve

Planejamento nutricional

O planejamento nutricional não é apenas uma busca saudável. Esta prática também pode ser divertida. Encontrar alimentos saudáveis ​​é particularmente importante para as pessoas com diabetes. De todo modo, os alimentos que você deve ingerir em sua dieta também são alimentos que toda a família pode desfrutar.

Este post é dedicado a ajudar você a definir metas de alimentação saudável e fornecer ideias sobre como planejar refeições nutritivas, que sejam boas para você e para sua família.

Os benefícios do planejamento nutricional

Seguir uma dieta baseada em um planejamento nutricional, com alimentos saudáveis, acarreta em muitos benefícios, já que pode ajudar tanto na perda de peso quanto na manutenção do peso desejado. Além disso, pode reduzir os níveis de colesterol e prevenir determinadas doenças.

Você compra, prepara e come alimentos mais saudáveis

O planejamento nutricional é fundamental quando se trata de comprar e preparar refeições saudáveis ​​para você e sua família. 

Afinal de contas, planejar refeições nunca foi tão fácil! Seguir um planejamento nutricional ​​irá ajudá-lo a obter resultados e a evitar perder o rumo para o seu objetivo de saúde e estilo de vida. 

Estabelecendo metas para uma alimentação saudável

Definir metas para uma alimentação saudável não precisa acontecer de uma só vez. Comece devagar e construa gradualmente. 

Tentar tornar sua dieta saudável durante a noite não é realista ou inteligente. A pressão de fazer grandes mudanças é difícil. Em vez disso, dê pequenos passos: experimente um novo vegetal ou mude da manteiga para o azeite ao cozinhar. 

À medida em que essas pequenas mudanças se tornam rotineiras, você pode continuar adicionando opções mais saudáveis ​​ao longo do caminho. 

Adicione variedade à sua dieta 

Planejar suas próprias refeições permitirá que você veja o quanto está realmente comendo. Isso também impede os excessos em restaurantes, que tendem a servir uma porção muito maior do que realmente deveria conter.

Controle de peso

Para evitar o ganho de peso, você não deve ingerir mais calorias do que queima diariamente. 

Alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, normalmente, contêm menos calorias do que refrigerantes, doces e refeições rápidas. 

O excesso de quilos reduz o risco de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, artérias entupidas e disfunção tireoidiana.

Importante considerar

O planejamento nutricional e exercícios regulares são muito benéficos para sua saúde. Esses hábitos podem ajudá-lo a perder ou manter o peso. Tente definir metas realistas. 

Cada pessoa possui um organismo próprio, logo, a melhor opção é ouvir a opinião de um profissional. O médico poderá indicar uma série de exames e avaliar quais são os melhores alimentos, horários, o que evitar, além do que deve ser priorizado na alimentação. 

Quer saber mais sobre planejamento nutricional? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

CTA para uma entrevista com o Dr. Daniel Stellin

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.