Como funciona o preenchimento de olheiras?

Início » Como funciona o preenchimento de olheiras?

preenchimento de olheiras

A região ao redor dos olhos é uma das mais sensíveis para a pele, sofrendo rapidamente com sinais de envelhecimento, rugas e, frequentemente, olheiras. Por vezes, essas últimas se instalam de tal forma que nada mais consegue retirá-las. É aí que entra o preenchimento de olheiras: um procedimento estético simples e rápido.

Causa das olheiras

A pele abaixo dos olhos (chamada de pálpebra inferior) é muito fina, o que torna os pequenos vasos sob ela mais visíveis do que em outras partes do corpo. Em alguns casos, as olheiras podem surgir por fatores puramente genéticos, que tem a ver com etnia e recorrência na família. Em muitos outros, porém, o problema acontece devido à vasodilatação. Ela, por sua vez, pode ser causada por fatores como dificuldades no sono, estresse, tabagismo, excesso de sol, alterações hormonais e dietas restritivas, entre outros.

Muita movimentação nesta área, como coçar os olhos frequentemente, também pode causar olheiras através do rompimento dos vasos sanguíneos. Na maioria das vezes, as pessoas “disfarçam” o problema com maquiagem ou tratamento caseiros. Entretanto, há casos mais severos, nos quais a pele tem aspecto muito arroxeado ou azulado. Quando nem mesmo tratamentos com laser resolvem, dermatologistas indicam o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico.

O que é ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Trata-se de uma molécula de açúcar que atrai água, útil para lubrificar e amortecer impactos. Mais da metade do ácido hialurônico que fabricamos é encontrado na pele, conferindo elasticidade e hidratação. Com o envelhecimento a produção diminui, o que causa as rugas e o ressecamento da pele, por exemplo. Sua aplicação combate esses sinais, além das olheiras.

Como é o tratamento com preenchimento de olheiras?

O procedimento pode ser feito diretamente no consultório e tem duração média de 10 minutos. O médico limpa a região e aplica uma anestesia local; em seguida, com uma agulha fina, injeta o ácido hialurônico na área entre a pálpebra inferior e a maçã do rosto, nos dois lados. O paciente pode sentir um incômodo, mas não é um processo muito doloroso.

Após a aplicação, o médico realiza uma massagem no local para espalhar o ácido e ajudá-lo a atingir o nível mais profundo da pele. Depois de terminar, pode-se utilizar uma compressa fria para diminuir o inchaço. É normal que a pele fique avermelhada mais tarde e que, nos primeiros dias, apresente sinais de inchaço e arroxeamento. Pode ser necessário realizar um retoque se as olheiras forem muito profundas.

Os resultados são observados logo na primeira semana. A melhora no nivelamento da olheira fica entre 80% e 90%, e o paciente percebe rapidamente a diferença na coloração e textura. Todavia, esses resultados são temporários. O preenchimento de olheiras deve ser feito, em média, uma vez por ano, já que a substância aplicada é absorvida pelo organismo aos poucos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

2 comments

Olá, gostaria de receber os valores para o procedimento Preenchimento de Olheiras.

Dr. Daniel Stellin

Olá Nathany, boa tarde!
Agradecemos o contato e interesse. Poderia passar o seu contato para que possamos dar mais informações?
Muito obrigada,
Mariana – Consultório Dr. Daniel Stellin