Fale conosco pelo WhatsApp

Como é feito o preenchimento do bigode chinês?

rosto masculino realizando preenchimento de bigode chines

Procedimento repõe volume perdido com a idade e ajuda a rejuvenescer o rosto

O bigode chinês, chamado tecnicamente de sulco nasogeniano, pode aparecer no rosto de homens e mulheres adultos. A marca, que se estende do nariz até os cantos da boca (nas marcas do sorriso), é um dos sinais de envelhecimento facial mais comuns e visíveis após os 30 anos. Porém, pessoas que têm o formato do rosto mais fino costumam ver essas marcas surgirem mais cedo do que aquelas que têm o rosto redondo, já que rostos finos possuem naturalmente menos gordura nessa região.

Entre as principais causas que levam ao surgimento do bigode chinês pode-se destacar:

  • Predisposição genética;
  • Perda excessiva de peso;
  • Pacientes bariátricos;
  • Alimentação desequilibrada, principalmente com consumo excessivo de açúcar;
  • Falta de elasticidade na pele;
  • Perda de colágeno;
  • Poluição;
  • Exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada;
  • Dormir sempre de bruços com o rosto de lado ou apoiando a mão na bochecha;
  • Tabagismo.

Existem alguns procedimentos que podem minimizar essas rugas e marcas de expressão. Um dos mais utilizados é o preenchimento do bigode chinês.

Preenchimento bigode chinês: como é realizado

O preenchimento bigode chinês é um procedimento realizado pelo dermatologista, e pode ser feito de duas formas: com o uso do ácido hialurônico ou com gordura retirada do próprio paciente (abdômen, coxas ou costas). O preenchimento do bigode chinês, na maioria das vezes, é feito com ácido hialurônico, por ser menos invasivo e mais duradouro. A substância é aplicada na superfície da pele com o objetivo de elevá-la, criando volume e corrigindo as depressões e imperfeições.

As aplicações são realizadas em consultório, com anestesia local sem sedação. O preenchimento do bigode chinês é um procedimento rápido – cada aplicação dura, em média, de 30 a 40 minutos, e a recuperação é imediata. Uma das principais vantagens do preenchimento do bigode chinês é que o procedimento não altera a fisionomia da pessoa, ele apenas corrige as marcas de expressão, atenuando os sinais do tempo de maneira natural. 

Preenchimento bigode chinês: quanto tempo dura e quanto custa

A duração dos efeitos do preenchimento do bigode chinês com ácido hialurônico dura de 12 a 18 meses, mas os resultados podem ser prolongados dependendo dos cuidados que o paciente terá no dia a dia, como usar protetor solar, não fumar e ter uma alimentação balanceada.

O valor do preenchimento do bigode chinês varia de acordo com a substância utilizada para preencher o sulco e a quantidade necessária. 

Preenchimento bigode chinês: cuidados após o procedimento

Por se tratar de um procedimento considerado minimamente invasivo, não são necessários diversos cuidados após o preenchimento do bigode chinês. A maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento.

Caso hematomas se formem na região, o dermatologista pode indicar o uso de alguma pomada, mas deve-se evitar a exposição solar até que as manchas tenham sumido por completo. Um leve edema é comum e ele pode ser minimizado com compressas de gelo.

É recomendado apenas que o paciente não se exponha ao calor e nem use maquiagem nas primeiras quatro horas, além de evitar atividade física por 24 horas. Os locais de aplicação não devem ser massageados e, ao deitar, a área não pode ser pressionada.

O retorno ao consultório deve ser feito após 15 dias para avaliação pelo dermatologista e, se for necessário, uma nova aplicação seja realizada.

O dermatologista consegue, com o preenchimento do bigode chinês, amenizar as rugas e linhas de expressão, mas é importante ressaltar que o processo de envelhecimento é algo contínuo, impossível de ser interrompido. Converse com o seu médico e tire todas as suas dúvidas antes de realizar o procedimento. Caso decida por fazê-lo, lembre-se de consultar sempre um especialista.

Fontes

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Clínica Dermatológica Dr. Daniel Stellin.

Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.