Fale conosco pelo WhatsApp Fale conosco pelo WhatsApp

Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico

Mulher toca os lábios

O preenchimento labial com ácido hialurônico entrega resultados estéticos satisfatórios no volume e contorno dos lábios, além de ser uma técnica segura.

O preenchimento labial com ácido hialurônico é um tratamento estético indicado para aumentar o volume dos lábios e melhorar seu contorno.

Muito realizado por famosos, o procedimento tem sido cada vez mais buscado devido à segurança da técnica, aliada aos bons resultados estéticos que podem ser alcançados. No entanto, antes de decidir por esse tratamento é importante conhecer mais o método, a substância e as indicações do tratamento.

O que é o ácido hialurônico?

Antes de se submeter a qualquer tratamento estético é importante informar-se sobre a substância utilizada, pois esse aspecto é determinante à segurança da intervenção.

O ácido hialurônico, por exemplo, é uma das substâncias mais seguras usadas em tratamentos estéticos e quase não apresenta contraindicações e efeitos adversos.

Na verdade, o ácido hialurônico usado no preenchimento labial é uma versão industrializada de uma substância que está presente naturalmente no organismo. Ele é produzido no corpo humano e 56% da sua concentração está na pele.

Com o passar dos anos, há uma diminuição natural dessa substância, que é responsável pela hidratação cutânea. Dessa forma, há uma tendência ao ressecamento e perda de volume dos tecidos em decorrência dessa redução.

O ácido hialurônico funciona como uma esponja, absorvendo água e por conta dessa atração das moléculas, promove uma volumização no local no onde é aplicado, além da hidratação.

Nos tratamentos estéticos, o ácido hialurônico pode ser usado para preenchimento labial, definição do contorno facial, tratamento de vincos e sulcos faciais, como o bigode chinês ou sulco nasogeniano, entre outros.

Por estar naturalmente presente no organismo, a substância, mesmo industrializada, é metabolizada, de forma que os resultados do preenchimento labial com ácido hialurônico costumam durar, no mínimo, 12 meses, exigindo manutenção e reaplicação.

Como é feito o preenchimento labial com ácido hialurônico?

O preenchimento labial com ácido hialurônico é realizado pelo dermatologista ou cirurgião plástico em consultório médico, sendo importante uma avaliação prévia para determinar se essa técnica é a que melhor atende às suas necessidades e expectativas com o tratamento.

Após entender e avaliar a demanda do paciente, o especialista selecionará qual o volume do produto será empregado no tratamento. Esse aspecto é fundamental para definição do preço do preenchimento labial, uma vez que quanto maior a quantidade de substância usada, maiores os custos do procedimento.

Para maior conforto da paciente, pode ser usado um anestésico tópico 30 minutos antes. Em seguida, o especialista faz a aplicação subcutânea do ácido hialurônico, considerando as correções estéticas almejadas.

A aplicação pode ser realizada na parte externa dos lábios, ou mesmo pela parte interior da boca, de acordo com as necessidades identificadas.

O procedimento é realizado em uma única sessão, com duração entre 20 e 30 minutos. O paciente pode retomar às atividades cotidianas logo em seguida, sendo recomendado que ele não faça exercícios físicos intensos, faça gelo no local tratado com frequência e massageie suavemente a área no dia da realização do procedimento.

É normal que a região labial fique um pouco inchada e vermelha após o tratamento, mas esses efeitos são passageiros.

Quais são os benefícios do preenchimento labial?

O preenchimento labial com ácido hialurônico é indicado para qualquer pessoa que sinta insatisfação com o volume ou contorno labial, sendo necessário apenas avaliar as contraindicações, como gestantes, pessoas com doenças autoimunes ou inflamações e infecções ativas.

O tratamento apresenta uma série de benefícios que fazem com que ele seja cada vez mais procurado por diferentes públicos, incluindo:

  • Segurança da substância usada;
  • Aumento do volume labial;
  • Melhor definição do contorno dos lábios;
  • Amenização das linhas de expressão próximas aos lábios;
  • Melhora da hidratação labial.

O objetivo do preenchimento labial com ácido hialurônico é sempre promover um resultado natural e harmônico com o restante da face, destacando os traços e exaltando a beleza natural do paciente.

Para saber se o preenchimento labial com ácido hialurônico é o tratamento mais apropriado ao seu caso é fundamental consultar um dermatologista de confiança e explicar suas insatisfações e expectativas com o tratamento. Saiba mais sobre o preenchimento com ácido hialurônico!

Fontes:

Sociedade Brasileira de Dermatologia;

Clínica de Dermatologia – Dr. Daniel Stellin.

Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.