Milhares de brasileiros sofrem com algum tipo de doença crônica, ou seja, de evolução prolongada, permanente e com baixas chances de cura. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são doenças crônicas: as cardiovasculares; os cânceres; as doenças respiratórias; a diabetes; as doenças mentais e neurológicas; as ósseas e articulares; as genéticas e as auditivas.
As que mais atingem os brasileiros são as doenças crônicas não transmissíveis, como: hipertensão, problemas de coluna, depressão e diabetes. Apesar de ser controlada, a doença crônica pode provocar algumas limitações na vida do indivíduo.
Índice
O que se pode fazer para prevenir as doenças crônicas?
Cerca de 60 % dessas doenças são causadas pelo ambiente e pelo estilo de vida, sendo assim a grande maioria pode ser evitada.
Os fatores de risco que podem ocasionar o aparecimento das doenças crônicas estão relacionados com:
- Stress;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Alimentação inadequada;
- Sedentarismo;
- Pressão arterial elevada;
- Consumo excessivo de álcool.
A mudança de hábito é um grande aliado no controle e prevenção de doenças crônicas. Cuidar da saúde de maneira preventiva, antes de adoecer, é sem dúvidas o melhor remédio. O tratamento com medicina preventiva visa o equilíbrio do organismo e é baseado em algumas práticas, como: terapia ortomolecular, fisiologia hormonal e em práticas de nutrição adequadas. proporcionando melhorias da função do organismo, prevenindo a perda de motivação, obesidade e redução da libido. Tais sintomas são encarados como fatores comuns na nossa vida cotidiana, mas devem ser levados de maneira muito séria. Com a medicina preventiva consegue-se equilibrar o organismo do paciente, tornando-o mais adaptado e funcional ao ambiente que vivemos.
Compreendendo o problema
Para o controle, é fundamental entender a doença (seja ela qual for). Por isso, é importante buscar um profissional especialista. O médico especialista em medicina preventiva irá avaliar o indivíduo como um todo, além de tirar todas as suas dúvidas. Exames como: mapeamento sobre seu histórico familiar, avaliação física e laboratorial indicam a melhor forma de tratar da sua doença crônica.
Seguindo o tratamento
Após o diagnóstico da doença, não tenha medo. Siga as orientações do seu médico. O tratamento contra doenças crônicas não envolve apenas tomar medicamentos. É importante que o paciente altere seu estilo de vida. Assim, sua saúde irá melhorar e, em diversos casos, será possível reverter o quadro. e até abandonar ou reduzir drasticamente as medicações em uso
Abaixo, algumas dicas para melhorar a qualidade de vida:
- Faça uma dieta alimentar mais saudável: prefira frutas; leguminosas; verduras; saladas; carboidratos integrais de baixo índice glicêmico; cereais; carnes magras; peixes; aves;
- Evite: gorduras saturadas em excesso, açúcar, sal
- Faça atividades físicas regularmente;
- Evite o consumo de álcool excessivo ;
- Elimine o tabaco;
- Evite o stress: uma vida mais leve ajuda a melhorar muito a qualidade de vida;
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como especialista em medicina preventiva em São Paulo.