9 alimentos para prevenir o Envelhecimento

Início » 9 alimentos para prevenir o Envelhecimento

envelhecimento

Uma coisa já é fato comprovado e de conhecimento da população, a alimentação é a nossa maior aliada para alcançar uma melhor qualidade de vida, ter mais saúde, promover o bem-estar e, principalmente, alcançar grandes resultados quando o assunto é beleza e estética. Por isso, ter disciplina na hora de comer, consumindo produtos ricos em nutrientes e evitando os ultraprocessados pode ser a chave para prevenir o envelhecimento e manter o corpo em pleno funcionamento.

Ter uma dieta balanceada, abrangendo a maior variedade possível de alimentos saudáveis é o primeiro passo para alcançar a prevenção do envelhecimento.

Nove itens que não podem faltar no seu cardápio e que vão valorizar ainda mais sua beleza e sua saúde

1. Maçã

A lista começa com um dos alimentos mais fáceis de ser encontrados por todas as partes do mundo. Consumir uma maçã por dia reduz o risco de alergias, de desenvolver câncer de próstata e de pulmão, de ter ataques cardíacos, de desenvolver Alzheimer e Parkinson, além de minimizar vários tipos de inchaços, tudo isso em virtude da quercetina presente na fruta.

2. Tomate

A coloração vermelha do tomate é resultado da presença de licopeno, um poderoso antioxidante. Então, quanto mais rubro a fruta estiver, mais substância ela terá, e isso só agrega pontos positivos à dieta, pois combate os radicais livres que causam o envelhecimento promovido pelos raios ultravioleta. Além disso, diminui a disposição para desenvolver problemas na bexiga, nos pulmões, no estômago, na pele, no coração e na próstata. Prefira sempre a forma cozida, trata-se de um dos poucos alimentos que reservam maiores benefícios nessa forma.

3. Salmão

Rico em ômega 3, o salmão figura nessa lista pela complexidade das substâncias nutritivas que sua carne possui e que fazem muito bem para o cérebro. Esses nutrientes ajudam as células nervosas a realizarem o processo de comunicação entre elas.

4. Chá verde

A ingestão do chá verde previne o aparecimento de problemas na pele, reverte os danos provocados pelos raios solares, promove a melhoria do sistema cardiovascular, realiza a liberação de antioxidantes com propriedades anticancerígenas e a anti-inflamatórias.

5. Alho

Além de dar um sabor especial aos pratos, o alho pode dar mais qualidade de vida para todo mundo. O alimento possui propriedades que reduzem risco de câncer de próstata e, também, favorece a melhora das funções sexuais. Deve ser consumido preferencialmente cru.

6. Ovo

De vilão do colesterol a queridinho das dietas, o ovo é um dos itens mais completos da alimentação por possuir diversos nutrientes e atua de forma benéfica reduzindo a absorção do colesterol ruim (LDL). Outro ponto de destaque é o fato de ser um aliado de quem realiza atividade física, pois reduz os quadros de fadiga muscular. Rico em proteínas e com baixo índice de carboidratos constitui uma excelente alternativa para iniciar o dia .

7. Abacate

Uma fruta cheia de gordura boa que consegue diminuir os níveis de aminoácidos que dificultam o fluxo sanguíneo e combate o colesterol ruim, possui baixo índice glicêmico e pode ser acompanhando de fontes de proteína (Whey Protein por exemplo) em períodos entre refeições ou mesmo pré e pós treino.

8. Gengibre

Muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre também caiu nas graças da população por possuir substâncias termogênicas, acelerando o metabolismo e potencializando os resultados de atividades aeróbicas, principalmente no que envolve a queima de gordura corporal.

9. Canela

A canela também possui ação termogênica e é rica em antioxidantes que agem diretamente no sangue, inibindo a coagulação e a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.

Incluindo estes alimentos na sua dieta, você terá inúmeros benefícios e ganhará mais vitalidade e bem-estar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

1 comment

Dr. Daniel Stellin

Muito obrigado pelo elogio, Magda! Continue acompanhando os novos artigos. Dr. Daniel