Especialista oferece tratamento e cuidados preventivos para doenças cutâneas e alterações estéticas da pele
A dermatologia é uma especialidade da medicina que se dedica aos cuidados relacionados à saúde e estética da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. Ao todo, são mais de 3 mil doenças e alterações que podem ser tratadas pelo dermatologista, que se responsabiliza por diagnosticar, tratar e prevenir essas condições.
Além disso, o dermatologista atua oferecendo cuidados gerais em relação às estruturas cutâneas, solucionando demandas estéticas e contribuindo para a manutenção da beleza e saúde cutâneas. Saber quando procurar um dermatologista, portanto, é fundamental para cuidar da pele de maneira eficaz. Saiba mais a seguir.
Agende uma avaliação da sua pele! com o Dr. Daniel Stellin!
Índice
O dermatologista cuida apenas da parte clínica?
Muitas pessoas acreditam que apenas a presença de doenças e alterações de pele apontam quando procurar um dermatologista. Embora este especialista realmente se dedique ao tratamento clínico, ele também se responsabiliza por indicar, orientar e realizar tratamentos que visam proporcionar uma melhor aparência e jovialidade à pele.
O dermatologista estético é um profissional que se dedica a identificar e tratar condições de pele que ofereçam algum prejuízo estético ao paciente, contribuindo também para a prevenção do envelhecimento cutâneo. O especialista pode, ainda, promover melhorias em estruturas como cabelos, pelos e unhas.
Para quais tratamentos é possível procurar um dermatologista?
Levando em consideração que o dermatologista trabalha promovendo a saúde e aprimorando a aparência da pele e de suas estruturas, a área de atuação desse especialista é bastante vasta e abrangente. Nesse sentido, saber quando procurar um dermatologista pode fazer a diferença na saúde e aparência da pele.
Entre os principais tratamentos realizados por este profissional, estão:
- Tratamento e controle da acne;
- Controle de eczema e psoríase;
- Clareamento de manchas na pele;
- Melhora na aparência de cicatrizes;
- Remoção de verrugas e lesões cutâneas;
- Tratamento da queda de cabelo;
- Remoção de tumores, cistos e outras condições que demandam intervenção cirúrgica cutânea;
- Intervenções estéticas.
Entre em contato para tratar essas condições!
Qual é o sinal de que é hora de procurar um dermatologista?
A pele é o maior órgão do corpo humano, destacando-se também como a primeira barreira de proteção contra agentes externos — tais como poluição, raios solares ou microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde. É fundamental estar atento aos sinais que podem indicar uma alteração nesta estrutura, de modo a ser devidamente avaliada por um especialista.
Entre os principais sinais de alerta que indicam quando procurar um dermatologista, estão:
- Presença de pintas ou manchas que mudem de aparência ou tamanho, ou passem a apresentar sensibilidade;
- Alterações nas unhas, como enfraquecimento repentino, descolamento ou mudanças de coloração;
- Vermelhidão, coceira, inchaço ou descamação da pele;
- Aumento significativo da perda ou afinamento dos cabelos;
- Agravamento do quadro de acne.
Além dessas alterações, o especialista pode ser procurado para lidar com questões estéticas que afetam a pele. Nesse sentido, o desejo de melhorar a aparência cutânea também é um indicativo de quando procurar o dermatologista.
Qual é a importância de procurar um dermatologista para consultas preventivas?
A pele é uma estrutura que está diretamente exposta a diversos agentes agressores que podem causar danos à sua estrutura e favorecer o seu envelhecimento precoce. Por isso, a realização de consultas preventivas é a resposta ideal para quem está tentando entender quando procurar um dermatologista.
A partir de consultas periódicas, é possível detectar alterações precocemente, garantindo um tratamento adequado antes que o problema se torne mais grave. Além disso, o dermatologista poderá aproveitar esses encontros para fornecer orientações personalizadas sobre os cuidados que devem ser adotados diariamente para garantir a saúde da pele.
Outro aspecto fundamental é o aconselhamento estético que o especialista pode fornecer, apontando procedimentos que garantem a manutenção da beleza e saúde da pele. Por fim, o profissional pode explicar, de maneira mais personalizada, quando ir ao dermatologista em casos de alteração ou doenças específicas.
Entre em contato e agende uma consulta com o dermatologista Dr. Daniel Stellin.
Fontes: