A menopausa pode chegar tranquilamente para algumas mulheres. Já para outras, os sintomas são bastante incômodos e desgastantes. Seja como for, trata-se de uma fase de grandes mudanças que culminam na piora da qualidade de vida e do bem-estar. Nesse cenário, ao final de uma avaliação, os médicos podem indicar o tratamento de reposição hormonal para que a mulher atravesse essa fase de forma mais branda.
Vale ressaltar que nem todas as mulheres precisam passar pelo tratamento e ele não é obrigatório assim que os primeiros sintomas da menopausa aparecem. O momento correto deve ser cuidadosamente decidido na interação da paciente e na confiança em seu médico.
Conheça, na lista abaixo, alguns dos principais mitos e verdades sobre a reposição hormonal:
Índice
1 – A reposição ajuda a prevenir a osteoporose
VERDADE!
A reposição do estrogênio ajuda a combater a perda de massa óssea, situação comum durante a menopausa. Sendo assim, de fato ajuda a prevenir a osteoporose.
2 – Toda mulher pode fazer o tratamento
VERDADE
É preciso passar por uma cuidadosa avaliação médica para garantir que a reposição de hormônios é realmente recomendada. A forma transdérmica através de géis ou implantes subcutâneos permitem uma reposição segura e eficaz, minimizando os efeitos adversos.
3 – A reposição deixa a pele mais bonita
VERDADE!
Devido aos hormônios ingeridos, a pele fica mais jovem e hidratada, há uma melhora na sua tensão e consequente redução da flacidez.
4 – As doses de hormônio utilizadas são elevadas
MITO.
A dose dos hormônios femininos geralmente é baixa, assemelhando-se aos níveis de produção do próprio organismo. Preferencialmente utilizado por via transdérmica
5 – A reposição hormonal provoca o aumento de peso
MITO.
A maioria das mulheres teme o ganho de peso ao fazer a reposição de hormonal, porém com o ajuste dos hormônios existe um ganho de disposição, além da melhora na composição corporal, favorecendo o ganho de músculo e a perda de gordura, além da melhora da libido.
6 – Existem alternativas naturais para o tratamento
VERDADE!
Vitaminas e alguns fitoterápicos podem ser fundamentais ao organismo no auxílio da produção dos hormônios femininos.
7 – O tratamento dura o resto da vida
MITO.
É preciso fazer a reposição de hormônios apenas quando os sintomas da menopausa aparecem. Normalmente, é preciso fazer uso dos remédios apenas por alguns anos após a chegada da menopausa. De toda forma , é o médico quem irá determinar o tempo ideal de tratamento.
8 – Há aumento da libido
VERDADE!
Estudos comprovam que algumas mulheres sentem sua libido aumentar após o início do tratamento, bem como o seu drive sexual.
9 – O tratamento por via oral é o mais indicado
MITO.
Como o medicamento é metabolizado pelo fígado, há tendências de que o tratamento cause outros problemas, principalmente em casos de mulheres que sofrem de diabetes e histórico de câncer de mama. O mais indicado é o feito via transdérmica ou implantes.
Agora você já sabe quais são alguns dos principais mitos e verdades da reposição hormonal. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo!