Rugas dinâmicas e estáticas: saiba mais

Início » Rugas dinâmicas e estáticas: saiba mais

rugas dinâmicas

As rugas são marcas e sinais que aparecem com o passar do tempo. Existem diferentes tipos de ruga: rugas estáticas e rugas dinâmicas. O aparecimento dessas marcas de expressão é ocasionado por uma série de fatores, que envolvem desde a exposição excessiva ao sol, alimentação inadequada, vida sedentária, estresse diário, poluição, entre outros fatores.

Não há como impedir completamente o aparecimento das rugas, no entanto, diante da atual variabilidade de tratamentos dermatológicos que viam evitá-las e minimizá-las, é possível reduzir amplamente sua extensão. Saber diferenciar os tipos de ruga é essencial para o tratamento adequado.

As características das rugas dinâmicas

Esse tipo de ruga corresponde às linhas que se originam por causa da contração muscular. Os músculos da face são conectados na pele e agem junto quando efetuam os chamados movimentos de expressão.

Movimentos como o ato de sorrir, de chorar, demonstrar medo, felicidade, entre outros, que fazem com que os músculos do rosto se contraiam.

Esses movimentos causam rugas em locais bem específicos, tais como testa, na região entre as sobrancelhas e nos pés de galinha,de acordo com a forma da musculatura envolvida na contração( ex: rugas periorais e periorbitárias são radiais em virtude do formato redondo desses músculos ).

As rugas dinâmicas são visíveis apenas quando o rosto realiza algum movimento de expressão.

As características das rugas estáticas

As rugas estáticas correspondem as rugas que são permanentes. Ou seja, que já marcaram a face de maneira definitiva e podem ser detectadas ainda que o rosto não esteja a efetuar algum tipo de movimento de expressão. Além disso, costumam ser mais profundas.

É pertinente citar que as rugas estáticas surgem por causa do processo de envelhecimento natural da pele, bem como devido a razões externas, tais como o tabagismo, a má alimentação, a poluição e outros motivos. Tais fatores acarretam na redução das fibras de colágeno, que são essenciais para manter a elasticidade e a resistência do tecido epitelial de sustentação.

Os tratamentos adequados para cada tipo de ruga

Ao conhecer os diferentes tipos de rugas, se torna mais fácil indicar o tratamento adequado. No caso das rugas dinâmicas, é bastante recomendada a aplicação da toxina botulínica. Essa toxina possibilita um melhor relaxamento dos músculos, reduzindo a sua movimentação. Outro tratamento viável para esse tipo de ruga é a hidratação com ácido hialurônico.

No caso das rugas estáticas, preenchimentos, microagulhamento, peelings além da própria toxina botulínica são alternativas mais adequadas para uma abordagem mais efetiva.

Portanto, quando o assunto é rejuvenescimento facial, procure um especialista e descubra os tipos de alterações presentes premitindo assim  o tratamento ideal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

2 comments

Elizabeth Costa Duenk

Dr. Daniel, tenho 53 anos, pesava 80 k em maio/17, só tinha alguns pés de galinha. Resolvi emagrecer, consegui perder 15 k, é meu rosto, pele e corpo colapsaram. Primeiro o rosto, com olheiras, rugas marionete, pele flácida . O corpo com três meses, apesar academia, de repente, a pele toda ficou flácida. Agora, nove meses depois, a região perioral, acima lábio superior, está com uma ardência, e rugas dinâmicas surgiram, e onde arde mais estão aparecendo estáticas. O que pode ser isso? Me ajude, por favor. Eu era muito bonita, não aparentava minha idade. Agora parece que envelhecimento 20 anos, e não para o processo. Minhas mãos eram jovens, de repente, ficaram com veias e tendões à mostra, dorso flácido e enrugado, e essa sensação ardência, também. Me ajude, por favor.

Dr. Daniel Stellin

Olá Elizabeth, boa noite. Primeiramente gostaria de agradecer a confiança em dividir a sua história comigo. Com certeza farei o possível para te ajudar com algumas orientações, mas inicio dizendo que o ideal seria que fosse avaliada pessoalmente, assim eu poderia entender o que está passando e indicar o melhor tratamento para você, de forma personalizada. O que posso já te adiantar por aqui é que a perda de peso provoca grande perda de volume facial que acentua os sulcos naturais da face, associado a queda dos hormônios. Principalmente os derivados estrogênicos agravam o processo. Em relação a ardência é necessária uma avaliação para descartar alergias a determinadas substâncias como cosméticos. Espero poder te ajudado por enquanto. Dr. Daniel Stellin