Você conhece a spirulina?

Início » Você conhece a spirulina?

Alimentos em que encontra-se spirulina

Verde, natural e com inúmeros benefícios. Quem vê a spirulina pode não sentir muita confiança em todas as propriedades que ela possui, mas esse é um dos suplementos naturais mais completos que existem atualmente.

O que é spirulina?

Durante muito tempo, a spirulina ficou conhecida como uma alga esverdeada, mas na verdade trata-se de uma cianobactéria. Apesar disso, pode ser consumida pelos animais e por seres humanos. É encontrada em sua forma natural no Brasil, mais especificamente no Pantanal, cujo clima favorece seu crescimento e cultivo.

Propriedades da spirulina

Essa cianobactéria é rica em fibras e possui poucas calorias. Muitos minerais, como cálcio, magnésio e ferro, além das vitaminas A, K e ainda do complexo B. É uma excelente fonte de proteína vegetal e ainda tem a presença do aminoácido fenilalanina. Contém ficocianina, um poderoso antioxidante. Tudo isso faz com que muitos a considerem um superalimento.

Normalmente, é vendida em pó ou em cápsulas. E você deve estar se perguntando: qual o melhor? A resposta a essa pergunta depende muito da empresa que desenvolve a cápsula ou a que oferece a opção em pó. A confiabilidade da marca garante se o produto que você está comprando é realmente a cianobactéria ou se é um composto formado por ela.

Benefícios da spirulina à saúde

Existem diversos benefícios em inserir o elemento na sua alimentação diária. Veja abaixo os principais e como isso afeta a sua saúde.

  1. Reduz o colesterol: isso acontece porque nela está presente o gama-linolênico, um tipo de ômega 6 que reduz os níveis de LDL (colesterol ruim).
  2. Ação antioxidante.
  3. Ação anti-inflamatória.
  4. Redução da pressão arterial.
  5. Redução da fadiga.
  6. Favorece para a manutenção de uma flora intestinal (microbiota) saudável.
  7. Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
  8. Tem potencial  antibiótico.
  9. Controla a glicemia.
  10. Contribui para o emagrecimento: como é uma fonte de proteínas, possui lenta digestibilidade, aumentando a   saciedade e reduzindo o apetite.

Para consumir a cianobactéria em pó, você pode colocar 1 colher de sopa em vitaminas, sucos ou m outros alimentos. Por se tratar de um produto versátil, a aplicação na culinária é grande, podendo ser usado em pratos doces ou salgados. Algumas pessoas não se adaptam de  ao sabor desse alimento no início, portanto uma valiosa dica é usar 1 colher de café como dosagem no começo e progressivamente aumentar a quantidade até chegar a 1 colher de sopa.

Mas lembre-se que os efeitos da spirulina são presentes quando associados a uma alimentação saudável. Afinal de contas, só usar esse superalimento e continuar consumindo alimentos gordurosos e açucarados em excesso não fará milagres. Cabe a você apostar em hábitos saudáveis e observar todos os benefícios dessa cianobactéria.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.