O que é Toxina Botulínica?

Início » O que é Toxina Botulínica?

Dermatologista aplica toxina botulínica em paciente

Por incrível que pareça, a toxina botulínica é uma substância altamente venenosa, e quando não é utilizada com cuidado, pode ser extremamente prejudicial à saúde. Ela é naturalmente produzida por duas bactérias: a Clostridium parabotulinum e a Clostridium botulinum, de forma totalmente natural, e pode ser encontrada em alimentos que foram enlatados ou armazenados de forma incorreta.

Muitas pessoas já sofreram com a intoxicação causada pela toxina, e apresentaram sintomas como enjoos, fraqueza muscular e afins. E foi por isso, pelo efeito que pode ser visto nos músculos, que a substância passou a ser estudada para ser utilizada com outros propósitos, voltados à saúde, sendo que um dos mais conhecidos pelas pessoas são os dermatológicos, com objetivos estéticos. Quando utilizada desta forma, a substância só pode ser aplicada por dermatologistas altamente treinados.

Como funciona?

Entre os nervos e os músculos do nosso corpo, temos presente uma placa que transmite os estímulos para que a contração aconteça. A toxina atua exatamente nesta placa, inibindo tal mensagem e fazendo com que os músculos fiquem relaxados.

Ou seja, ele acaba sendo um excelente aliado da dermatologia e de todos que desejam lutar contra as alterações da passagem do tempo na pele, pois a substância, quando aplicada de forma correta, atenua rugas e marcas de expressão que vão surgindo, deixando a expressão mais leve e jovem.

Há riscos na aplicação da toxina botulínica?

Conforme dissemos anteriormente, a toxina, por si só, é realmente muito venenosa, mas o paciente não corre nenhum risco com sua aplicação (desde que feita corretamente, por um profissional autorizado), tanto na pele quanto em outras terapias.  Mas para isso, enfatizando, é preciso procurar um profissional especializado e competente e que conheça profundamente todas as técnicas e medidas de segurança que devem ser adotadas durante o procedimento.

O procedimento dói?

Cada paciente sente as sessões de aplicação de toxina botulínica de uma maneira diferente, mas de forma geral, podemos dizer que a dor é semelhante à agulhadas suaves. A quantidade de substância aplicada é muito pequena, mas já é capaz de garantir resultados impressionantes. Antes de qualquer sessão com a toxina, o paciente deve ser avaliado por um médico que indicará quais são as regiões mais indicadas para as aplicações, a quantidade necessária e quais os cuidados devem ser tomados que seja o mais indolor possível.

Em quanto tempo se percebe o resultado e quanto tempo dura?

O resultado das aplicações pode começar a ser percebido pelo paciente cerca de 15 dias após a sessão, e já é possível apresentar uma pele mais jovem, bonita e livre de rugas. A durabilidade do procedimento muda muito, de acordo com a técnica utilizada, podendo durar de 4 a 6 meses, quando outras sessões devem ser agendadas para que se consiga o mesmo efeito.

O resultado fica bastante natural e pode trazer de volta a auto estima perdida e muito mais qualidade de vida. A toxina botulínica, portanto, deixa de ser algo venenoso para se tornar o melhor aliado da beleza e do bem estar. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.