O tratamento da acne deve ser sempre personalizado às necessidades do paciente e às causas do problema
A acne é uma doença inflamatória de pele que pode se manifestar no rosto ou em diversas áreas do corpo, caracterizando-se pela presença de um conjunto de alterações que produzem a alteração primordial, que o é cravo. Quando esses cravos se infectam, dão origem às espinhas.
Embora muitas pessoas acreditem que esta é uma alteração comum de pele, sobretudo na adolescência, é muito importante que seja conduzido um adequado tratamento da acne. Isso porque a doença pode afetar bastante a autoestima do indivíduo, causando problemas emocionais e favorecendo o desenvolvimento de condições mais graves de pele — como cicatrizes de acne.
Agende uma avaliação da sua pele com o Dr. Daniel Stellin!
Índice
Principais causas da acne
A acne se manifesta quando as glândulas sebáceas ficam obstruídas pela oleosidade e por células mortas, causando o bloqueio e infecção da unidade pilossebácea. Esta condição é resultante da interação entre hormônios, óleos naturais da pele e bactérias, podendo ser diretamente afetada por fatores como herança genética e alterações hormonais.
Além disso, existem situações que podem favorecer o desenvolvimento da acne, tais como:
- Exposição exagerada ao sol;
- Estresse;
- Dieta rica em açúcar;
- Disfunções hormonais;
- Hábito de manipular as lesões de acne;
- Tabagismo.
Tratamentos para acne
O tratamento da acne depende diretamente do tipo e gravidade da condição, devendo ser sempre individualizado e personalizado às necessidades do paciente. Em manifestações mais leves, o tratamento pode envolver apenas uso de sabonetes, secativos e ácidos que são aplicados diretamente nas áreas afetadas.
Para casos mais graves ou que não apresentam uma resposta significativa com uso dos produtos tópicos, o tratamento da acne pode envolver uso de medicamentos de administração oral. Em mulheres, pode ser recomendado um tratamento hormonal para redução da ação dos hormônios androgênicos (masculinos).
Quando o tratamento para acne é recomendado?
O tratamento da acne é recomendado principalmente para pessoas que apresentam sintomas persistentes da condição ou que possuem lesões muito inflamadas. É importante que a doença seja devidamente tratada para prevenir o desenvolvimento de cicatrizes permanentes na pele.
Além disso, é importante procurar tratamento para acne nos casos em que a presença das lesões causa desconforto emocional ao indivíduo, prejudicando sua autoestima e trazendo consequências como isolamento social ou prejuízo à qualidade de vida.
Como a dermatologia estética pode auxiliar no tratamento de manchas causadas pela acne?
Além das cicatrizes e prejuízo emocional, a inflamação cutânea característica das lesões de acne pode desencadear uma resposta em que o organismo produz melanina em excesso na região afetada. Como consequência desse processo, surgem manchas em tons marrons ou avermelhados, causando ainda mais incômodo estético ao indivíduo.
A dermatologia estética oferece diversas opções de tratamento para as manchas de acne, sendo algumas das principais:
Peeling químico
O tratamento de peeling com ácidos ajuda a esfoliar a camada superficial da pele, promovendo regeneração celular e ajudando a reduzir as manchas de acne.
Tratamentos a laser
O uso de laser favorecer a produção de colágeno pelo organismo, promovendo a regeneração cutânea e aumentando também a elasticidade e firmeza da pele.
Uso de dermocosméticos
A administração de produtos contendo substâncias específicas pode ajudar no clareamento gradual de manchas de acne.
Agende uma avaliação da sua pele com o Dr. Daniel Stellin!
O acompanhamento com um dermatologista pode ajudar na prevenção da acne?
O acompanhamento regular com um médico dermatologista pode, sim, ajudar na prevenção da acne. Isso porque o profissional pode identificar fatores de risco para o desenvolvimento da condição, prescrevendo cuidados preventivos com a pele, bem como educando o paciente a respeito da melhor forma de cuidar da pele no dia a dia e garantir que ela esteja sempre saudável.
Para aqueles afetados pela patologia, o acompanhamento de um dermatologista é fundamental para a condução de um tratamento de acne personalizado e efetivo. O profissional se responsabiliza por avaliar a pele do paciente, identificar as causas do problema e definir a melhor abordagem terapêutica para o caso.
Entre em contato com o Dr. Daniel Stellin e agende uma consulta!
Fontes: