9 dicas para cuidar das unhas em casa

Início » 9 dicas para cuidar das unhas em casa

unhas

Unhas compridas, unhas curtinhas, naturais, pintadas… independentemente de como você goste de mantê-las, é muito possível que uma hora ou outra elas apresentem problemas.

As principais queixas são de unhas secas, quebradiças, descascadas ou até mesmo com doenças, como a micose. As razões que podem levar a tais problemas também podem ser extremamente variadas: contato excessivo com produtos químicos, raios ultravioletas, areia e assim por diante. Além disso, problemas na tireoide e algumas doenças, como a diabetes, também podem afetar a saúde das unhas.

Pensando em tantos problemas que podem prejudicar a beleza das unhas, trouxemos neste artigo um compilado de dicas para cuidar das mesmas com a atenção que elas merecem. Que tal conferir?

Dicas de como cuidar das unhas

Para manter as unhas saudáveis e bonitas ao mesmo tempo, nossas principais dicas são:

1. Hidratação

Hidratar as unhas é um hábito simples e que fará toda a diferença em sua saúde e beleza. Para tal, basta passar cremes para as mãos com base de óleo de semente de uva, ureia, silicone ou lanolina três vezes ao dia.

2. Não tire a cutícula

Mas se for pra tirar, não a tire por completo. Ela é a grande responsável por proteger as unhas contra fungos, bactérias e demais micro-organismos.

3. Não puxe as “pelinhas”

As peles das unhas e dedos comumente se soltam. Resista ao máximo à tentação de arrancá-las, de modo a evitar infecções bacterianas nas unhas. Especialmente se você for tentado à arrancá-las com a boca, pois as transmissão cruzada de bactérias da boca para as mãos pode causar inflamações bem dolorosas.

4. Cuidado com esmalte em excesso

É claro que você pode pintar as unhas, porém, o recomendado é que não faça isso mais do que uma vez por semana.

5. E na hora de remover o esmalte…

Prefira os removedores no lugar da acetona, visto que esse segundo tem como principal componente o álcool, agente capaz de provocar o ressecamento das unhas.

6. Prefira os esmaltes hipoalérgicos

Principalmente se você for alérgica aos esmaltes comuns. Além disso, prefira utilizar apenas a cada 15 dias (uma semana sim e uma semana não), deixando as unhas livres de influências químicas por um período.

7. Cuide bem da alimentação

Sabia que cuidar da alimentação também favorece a saúde das unhas? Pois é. Neste sentido, recomendamos o consumo de leite (e seus derivados), carne e ovos. As proteínas presentes nestes alimentos são capazes de fortalecer – e consequentemente, cuidar – das unhas.

8. Tenha o seu próprio material de cuidado com as unhas

E não o compartilhe com absolutamente ninguém. Entre eles, destacamos a tesourinha, alicate, palito e até mesmo as lixas de unha.

9. Na hora de realizar tarefas domésticas…

Use sempre luvas descartáveis ou luvas de borracha. Isso porque os produtos e materiais de limpeza são extremamente prejudiciais à saúde (e consequentemente, à beleza) das unhas, visto que são compostos por substâncias químicas e/ou tóxicas.

Agora você já conhece as principais dicas de como cuidar melhor de suas unhas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.