Vitamina K2: O que é e Como atua?

Início » Vitamina K2: O que é e Como atua?

Brócolis é uma fonte de vitamina K2

A vitamina K2, que também pode ser chamada de menaquinona, trata-se de uma substância lipossolúvel, isto é, que é solúvel em gordura. Isso significa que ela precisa da gordura para ser absorvida pelo nosso organismo.

A seguir, descubra tudo a respeito dessa vitamina, os motivos pelos quais ela é vital para o equilíbrio de nossa saúde e em quais alimentos pode ser encontrada naturalmente. Confira!

Vitamina K2: descubra tudo que você sempre quis saber

Antes de tudo, é preciso salientar que essa vitamina é produzida naturalmente dentro de nosso organismo. Isso mesmo, a produção natural dela é realizada através do trabalho de bactérias boas que possuímos dentro do intestino.

Depois de produzida, ela é liberada, absorvida e enviada para o restante do corpo através das células e da corrente sanguínea. Na parede dos vasos é transformada em uma importante força para tecidos e ossos.

Esse é o principal papel da substância em questão dentro de nosso corpo e o motivo pelo qual é tão importante. Ela atua evitando que as paredes de veias e artérias se calcifiquem e, com isso, dificultem o fluxo sanguíneo.

Ela também ajuda a dissolver a camada de gordura prejudicial que pode se acumular nos vasos sanguíneos, levando a problemas graves de coração, por exemplo. Podemos dizer, portanto, que é uma das vitaminas vitais para a manutenção de nossa saúde, já que protege o organismo de doenças graves que, se não tratadas, podem levar a óbito.

Mas a atuação dessa vitamina dentro de nosso corpo não para por aí. Ela também é fundamental para a coagulação do sangue, evitando hemorragias e colaborando para uma melhor cicatrização, em caso de cortes e ferimentos.

Ela ainda melhora a função cerebral, a saúde bucal e desempenha um papel fundamental para a densidade óssea. Afinal, ativa uma proteína chamada osteocalcina, responsável pelo fortalecimento dos ossos e pela prevenção de fraturas.

Essa vitamina tão pouco conhecida ainda é fundamental para o bom funcionamento do intestino, para o desempenho físico e ajuda a controlar a produção de testosterona.

Segundo pesquisas recentes, a substância também atua como uma importante aliada contra os mais diversos tipos de câncer, devido ao trabalho que faz mantendo as células sempre saudáveis.

Onde encontrar a vitamina K2?

Como se trata de uma vitamina produzida naturalmente pelo organismo, o segredo é buscar uma alimentação sempre equilibrada e variada. Porém, existem algumas fontes nas quais podemos encontrar a K2 no estado puro.

Dentre os alimentos mais ricos na vitamina K2, podemos citar todos os vegetais de cor verde escura, como o brócolis, a couve e o espinafre. A vitamina também é abundantemente encontrada nos ovos, na carne de frango, em frutas como a maçã, o morango e o pêssego e na farinha de trigo integral.

O consumo de vit K recomendado para mulheres é de 90 microgramas por dia e 120 para o homem, atualmente as práticas de mudança de alimentação dos rebanhos de grama para grãos, reduziu a concentração dessa vitamina nos produtos de origem animal, fazendo com que a alimentação dos povos ocidentais seja deficiente nesse importante  nutriente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.