7 cuidados com o corpo no verão

Início » 7 cuidados com o corpo no verão

Casal correndo no mar: Cuidados com o corpo no verão

O verão é a época do ano na qual a radiação solar está mais intensa. Por isso, os cuidados com o corpo são ainda mais importantes nesse período.

Além de garantir uma pele mais saudável, manter os cuidados com o corpo nos meses mais quentes do ano é essencial para a prevenção de doenças da pele. Saiba mais sobre os cuidados com a pele no verão com informações cedidas pelo dermatologista Dr. Daniel Stellin.

Quais são os cuidados com o corpo no verão?

É possível elencar 7 cuidados fundamentais para a fotoproteção corporal, considerando as ações que melhoram de dentro para fora e vice-versa. São eles:

Manter a pele limpa

A limpeza e hidratação da pele são ótimas aliadas contra o ressecamento e a aparência áspera do corpo, situações comuns resultantes da exposição solar no verão. As regiões do corpo que costumam ficar mais ressecadas são os joelhos, os cotovelos e os pés, porém, o rosto também merece uma atenção especial por estar diretamente exposto à ação da radiação solar.

Ingerir bastante água

O organismo perde mais líquidos do que o natural diante de altas temperaturas. Por esse motivo, os cuidados com o corpo no verão abrangem impreterivelmente a ingestão de água.

O ideal é ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia para repor o líquido perdido com a transpiração. No entanto, aqueles que não gostam muito da ideia — como é o caso de algumas crianças, por exemplo — podem optar por sucos de fruta, água de coco ou chá gelado para variar a rotina.

Utilizar filtro solar

Muitas pessoas acreditam que o uso do filtro solar é indicado somente quando se está na praia ou na piscina. Contudo, a aplicação do protetor solar deve ser mantida durante todas as estações do ano, sendo redobrada quando começam os meses mais quentes.

É essencial que o produto ofereça proteção contra os raios UVB e UVA para garantir uma proteção mais efetiva. Os filtros solares com fator 30 são recomendados, porém, se for possível utilizar um produto com fator de proteção maior será melhor para a fotoproteção corporal.

O protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar para que a pele absorva o produto. Também é importante passar o filtro solar a cada duas horas, sendo que a frequência deverá ser maior se houver sudorese intensa.

Atentar-se com a exposição solar

Além dos raios solares estarem mais intensos, como foi dito anteriormente, existem períodos no dia nos quais a radiação está ainda mais forte — o que pode colocar a saúde da pele em risco.

Sendo assim, para aproveitar o verão e cuidar da pele é essencial evitar a exposição solar entre as 10hs e 16hs. A exposição excessiva pode desencadear um quadro de hipertermia, que acontece quando o organismo tem dificuldade para estabilizar o calor interno.

Cuidar da alimentação

O consumo de alimentos como o mamão, maçã, cenoura e beterraba é fundamental para manter os cuidados com o corpo no verão. Os alimentos de tom alaranjado ou avermelhado possuem um alto teor de carotenoide, substância que possui ação antioxidante e contribui para a saúde da pele — além de ajudar a manter o bronzeado por mais tempo.

Usar roupas mais leves

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as roupas feitas com material sintético bloqueiam 30% da radiação solar. Enquanto isso, as roupas de algodão oferecem uma segurança maior para a saúde da pele. Portanto, é importante utilizar roupas de algodão no verão e investir em chapéus e óculos para ampliar os cuidados com a saúde.

Praticar exercícios físicos

A prática de atividades físicas pode auxiliar nos cuidados com a pele no verão de diversas maneiras. Uma delas é por meio da oxigenação da pele, proporcionando uma aparência. Também vale a pena citar os benefícios para a elasticidade e para a ingestão de água, uma vez que é necessário repor o líquido do corpo durante os exercícios.

Os cuidados com o corpo podem ser mantidos durante todo o ano para que a pele esteja sempre bonita e saudável. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica do dermatologista Dr. Daniel Stellin;

Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD);

Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-SP).

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.