AGENDAR PRIMEIRA CONSULTA
Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados com a pele no verão

Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A época mais quente do ano pode trazer diversos danos à pele, sendo essencial adotar alguns cuidados para garantir a saúde cutânea e prevenir o envelhecimento

A pele está sempre exposta a diversos agentes externos, especialmente poluição e raios solares, sendo também diretamente afetada pelas mudanças climáticas e até mesmo por fatores internos — como hidratação e saúde geral do corpo. O verão é uma época do ano em que a pele acaba sofrendo mais danos, especialmente se houver exposição solar sem proteção.

Em geral, as pessoas tendem a passar mais tempo ao ar livre nas épocas mais quentes do ano, o que aumenta a exposição da pele aos raios solares. Para garantir a saúde cutânea, assim como prevenir o envelhecimento precoce, é fundamental adotar alguns cuidados com a pele no verão. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Saiba como manter uma pele saudável mesmo no verão!

Por que é importante cuidar da pele?

Embora seja essencial investir em cuidados com a pele no verão, este tipo de prática deve se estender ao longo de todo o ano, garantindo uma aparência mais jovem e a manutenção da saúde geral. É importante entender que a pele atua como uma barreira de proteção, defendendo o corpo contra microrganismos, poluentes e outros agentes agressores. Cuidar da pele fortalece essa defesa.

Além disso, garantir a saúde da pele traz como benefícios:

  • Regulação adequada da temperatura corporal por meio da transpiração;
  • Prevenção de doenças cutâneas;
  • Manutenção da autoestima e bem-estar do indivíduo;
  • Prevenção de rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento;
  • Estímulo à renovação celular.

Principais cuidados com a pele no verão

Confira, a seguir, alguns dos principais cuidados com a pele no verão:

Use sempre protetor solar

Aplicar filtro solar regularmente é uma das principais medidas que devem ser adotadas no verão. É fundamental que este tipo de produto seja utilizado em todas as áreas do corpo, e não apenas nas mais expostas ao sol. Além disso, o uso deve ser frequente, com reaplicação a cada 3 horas, especialmente se o indivíduo frequentar a piscina ou o mar.

Outro detalhe em relação a este cuidado é que o uso do filtro solar deve ser feito não apenas nos momentos de lazer, mas no dia a dia, e não deve limitar apenas ao verão.

Hidrate-se adequadamente

A exposição ao sol e a altas temperaturas podem levar à desidratação do corpo, o que afeta diretamente a saúde e aparência da pele. Por isso, um dos principais cuidados com a pele no verão consiste justamente em ingerir bastante água, além de incluir alimentos ricos em água na dieta.

Escolha roupas mais leves

Opte por roupas leves e respiráveis para ajudar na regulação da temperatura corporal. Tecidos como algodão ou roupas contendo proteção UV são uma excelente escolha, pois permitem a evaporação do suor, mantendo a pele fresca e minimizando o risco de irritações.

Evite a exposição solar excessiva

Embora o sol seja uma fonte vital de vitamina D, a exposição excessiva pode causar danos à pele — como queimaduras solares, envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. Por isso, evite a exposição direta durante as horas em que o sol está mais forte, entre 10h e 16h, e use protetor solar com fator de proteção adequado.

Faça uma esfoliação moderada

A esfoliação é uma prática importante para remover as células mortas da pele e fazer com que sua aparência fique mais radiante. Esse cuidado deve ser mantido no verão, mas de maneira mais contida, uma vez que a pele tende a ficar mais sensível devido à exposição solar.

Proteção labial

Os lábios também são afetados pelos efeitos do sol, sendo recomendado o uso de um protetor labial com fator de proteção solar. Dessa forma, é possível evitar queimaduras solares nos lábios, que possuem a pele mais fina e sensível.

Entre em contato e agende uma consulta com o dermatologista Dr. Daniel Stellin para saber mais sobre o assunto!

Agende uma consulta

Como um dermatologista pode ajudar?

O dermatologista é o médico especializado na saúde da pele, cabelos e unhas. Este profissional está apto a avaliar as características e necessidades cutâneas de cada pessoa e, com base nisso, recomendar o uso de produtos e adoção de cuidados com a pele no verão de maneira individualizada.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde;

Sociedade brasileira de Dermatologia.

Entre em contato

Clínica com tecnologia e humanização para seu tratamento.

AGENDAR PRIMEIRA CONSULTA

Instagram Dr. Daniel StellinClique aquiYoutube Dr. Daniel StellinClique aqui x