Os melhores cuidados com a pele no verão

Início » Os melhores cuidados com a pele no verão

cuidados com a pele no verão

O verão costuma ser a estação do ano mais esperada pela maioria das pessoas. Praia, parque, piscina e outras atividades ao ar livre são as atrações desse período. Porém, apesar de ser uma época feliz e bastante empolgante, confere alguns riscos à saúde. O sol e a desidratação podem trazer sérios problemas, como queimaduras, câncer de pele, micoses, manchas na pele, envelhecimento precoce, dentre outros. Por isso, os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados.

Nessa época, a radiação solar incide com mais intensidade na Terra, provocando altas temperaturas e maior incidência de raios UVA e UVB. Com isso, a exposição comum nesse período acaba por expor o nosso corpo a esses fatores solares, mesmo quando estamos na sombra. Confira alguns cuidados importantes.

Use  filtro  solar corretamente

O uso do filtro solar é uma das principais medidas tomadas pelas pessoas no verão. Porém, é necessário passá-lo em todas as áreas do corpo, e não somente nas mais expostas, como costas, braços, rosto e pernas. Isso porque, mesmo com o uso de roupas, os raios solares são capazes de nos queimar. O ideal é aplicar maior quantidade de filtro nessas regiões mais expostas.

Além disso, o uso deve ser frequente, e a reposição se faz necessária. Aconselha-se aplicar o filtro ao menos  30 minutos antes da exposição ao sol e repô-lo a cada 3 horas, principalmente para quem irá à piscina ou ao mar, já que a água pode acabar retirando o produto com mais facilidade.

Outro detalhe importante, é usar o filtro solar mesmo quando não estivermos em um momento de lazer. Para ir trabalhar ou estudar, também é necessário se proteger dos raios UVA e UVB. O recomendável é que, em exposições mais longas ao sol e para quem tem uma pele mais clara ou sensível, optar por protetores com fator 30.

Limpe a sua pele

Como a nossa pele tende a ficar mais áspera e ressecada graças à exposição ao sol, a limpeza e a hidratação da pele se faz imprescindível. Ao tomar banho, lave com sabonete e água as regiões em que a pele tende a ficar mais irritada devido ao suor, como as axilas, a região íntima e os pés, para evitar frieiras.

Um creme hidratante também pode ser passado após o banho, em todo o corpo ou nas regiões que ficam mais ressecadas, como pés, cotovelos, joelhos etc. Além de melhorar o aspecto e a saúde da nossa pele, a hidratação e a limpeza bem feita potencializam o efeito do filtro solar no dia a dia.

Use roupas mais apropriadas

Além de usar o filtro com frequência, as roupas certas também ajudam a nos proteger do sol. Peças em algodão, por exemplo, bloqueiam grande parte da radiação UV, evitando maior contato com a nossa pele. Além disso, opte por usar chapéus ou bonés para proteger o rosto, que é uma das áreas mais sensíveis aos raios solares. Óculos de sol também são necessários para proteger os nossos olhos e evitar catarata e outras lesões desencadeadas pela exposição exagerada à luz.

Tome cuidado com o horário

Evite exposição ao sol em horários em que o mesmo está mais forte, como entre 10h e 16h. Opte por ir à praia mais cedo ou após as 16h, mas não abdique do filtro solar mesmo assim, a fim de proteger a sua pele no verão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.