Como a atividade física te ajuda a se manter jovem?

Início » Como a atividade física te ajuda a se manter jovem?

atividade física

Você sabia que a atividade física é a fonte da juventude? Pesquisas mostram que o poderoso impacto do exercício em nossa saúde física e mental pode retardar o processo de envelhecimento. 

Confira neste artigo como o exercício possibilita que você seja mais jovem.

Benefícios da atividade física

Aumento da eficiência energética

Adultos que participam regularmente de atividades físicas altamente aeróbicas (corridas em particular) têm um custo metabólico menor ao caminhar, em comparação com adultos sedentários.

O que isso significa? À medida que envelhecemos, se somos ativos, mantemos nossa “potência” ou economia de combustível. 

Isto sugere que os atletas têm melhor qualidade de vida, devido à sua capacidade de se movimentarem facilmente.

Torna a pele mais jovem

Ao aumentar o fluxo sanguíneo, a atividade física ajuda a nutrir as células da pele e a mantê-las saudáveis ​​e vitais. 

Além disso, quando suamos, nossos poros se abrem e liberam o acúmulo dentro deles. O suor expele toxinas que, de outra forma, entupiriam os poros e causariam manchas.

Previne doenças

Além de prevenir, a atividade física ajuda a combater doenças como:

  • obesidade;
  • hipertensão; 
  • diabetes; 
  • osteoporose;
  • ansiedade; 
  • depressão; 
  • varizes; 
  • problemas cardíacos e pulmonares.

Melhora a flexibilidade

Embora qualquer tipo de exercício, incluindo exercícios aeróbicos e anaeróbicos, possa melhorar a flexibilidade, a ioga e o pilates, em particular, são altamente eficazes para o aumento da flexibilidade, à medida em que envelhecemos.

Não seja uma das muitas pessoas que evitam ioga porque são inflexíveis. Essa é a razão perfeita para experimentá-la! 

Ao aumentar sua flexibilidade, reduz-se o risco de lesões, como as de quadril, comuns na idade avançada. Com isso, as chances de se ter uma vida mais longa e saudável são maiores.

Aumenta a capacidade mental

Numerosos estudos demonstram que os exercícios aeróbicos, realizados regularmente, aumentam o tamanho do hipocampo. Essa é a área do cérebro responsável pela memória e pela aprendizagem. 

Aqueles que se exercitam podem, literalmente, ter o cérebro de uma pessoa mais jovem. Isso facilita o aprendizado e a manutenção da saúde mental por anos, em comparação com pessoas sedentárias.

Além disso, todos os tipos de atividades físicas promovem a saúde e a sobrevivência das células cerebrais, bem como o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro.

Alivia o estresse

Se o exercício é a fonte da juventude, o estresse é o seu vilão. Uma das chaves para viver uma vida longa, feliz e saudável é a capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade e seguir em frente, mesmo após eventos estressantes.

O exercício reduz o estresse, tornando mais provável que vivamos por mais tempo e mais felizes.

Pensando nos inúmeros benefícios da atividade física, ainda mais após os 40 anos, fica difícil arranjar desculpas. Que tal começar a sua hoje?

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisiologista hormonal e dermatologista em São Paulo.

CTA para uma entrevista com o Dr. Daniel Stellin

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.