Toxina botulínica: para que serve e como funciona?

Mulher realizando procedimento com toxina botulínica.

A aplicação da substância traz vários benefícios estéticos, além de poder ser usada como tratamento para algumas doenças dermatológicas e neurológicas

A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais realizados em todo o mundo, por conta dos seus inúmeros benefícios. Na medicina estética, a substância é utilizada para o combate do envelhecimento facial, pois, quando aplicada em pequenas quantidades em um músculo específico, bloqueia o impulso que orienta as fibras musculares, causando relaxamento do local. A ação da substância impede a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela contração muscular e excreção das glândulas salivares e sudoríparas.

Por ter essas propriedades, a toxina botulínica também é utilizada para o tratamento de doenças neurológicas e dermatológicas, tais como a enxaqueca e a transpiração excessiva nas axilas, palmas das mãos ou nos pés. Ao longo deste artigo, conheça mais sobre a aplicação e as vantagens da toxina botulínica!

agende sua consulta com o dr. daniel stellin!

O que é e para que serve a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo quando consumida em grandes quantidades. Na dermatologia estética, a toxina aplicada é purificada para reduzir a contração muscular e dificultar a movimentação da musculatura que forma as rugas dinâmicas e linhas de expressão.

A aplicação de toxina botulínica é um tratamento que serve para atenuar os sinais mais superficiais de envelhecimento e proporcionar um ar mais jovial aos pacientes. Além de minimizar rugas e linhas de expressão, seu uso também tem caráter preventivo, porque inibe a formação de novas marcas ao impedir a contração muscular.

Indicações e benefícios da toxina botulínica

Para finalidades estéticas, o procedimento é indicado para tratar rugas dinâmicas, ou seja, aquelas formadas pelas contrações musculares que causam os famosos “pés de galinha”, as linhas horizontais da testa e o “pescoço de peru”. A toxina botulínica também é utilizada para o reposicionamento das sobrancelhas e como tratamento medicinal para:

• Controlar a transpiração excessiva;
  • Cefaleias e enxaquecas;
  • Sialorreia;
  • Estrabismo congênito;
  • Paralisia cerebral.

Com relação aos benefícios mais importantes, podemos destacar que a substância:

• Minimiza de forma temporária as rugas dinâmicas e linhas de expressão;
  • Rejuvenesce a aparência facial;
  • Não causa reações adversas;
  • Proporciona resultados imediatos;
  • Melhora a autoestima;
  • Funciona de maneira preventiva para evitar a formação de novas rugas.

Realize seu tratamento com toxina botulínica!

Como é feita a aplicação da toxina botulínica?

As sessões para a aplicação da toxina botulínica são feitas no próprio consultório médico e costumam ser rápidas, durando 15 minutos apenas. Antes de injetar a substância com agulhas bem finas, o dermatologista faz uma marcação na região e passa um anestésico tópico para dar mais conforto ao paciente.

Os locais onde foram feitas as injeções podem ficar um pouco doloridos momentaneamente, mas não há necessidade de utilizar algum medicamento para alívio da dor. Os primeiros resultados podem ser vistos após três ou quatro dias da aplicação da toxina botulínica, mas é importante voltar ao dermatologista depois de 15 dias para fazer uma reavaliação do procedimento e assim garantir um resultado mais satisfatório.

Cuidados antes e após a aplicação da toxina botulínica

O procedimento não requer cuidados prévios importantes, apenas é indicado evitar o uso de maquiagens e cremes faciais no dia da aplicação. Após a sessão, é recomendado não fazer atividade física, podendo ser retomada no dia seguinte, assim como o uso de maquiagem. No mais, o paciente deve manter alguns cuidados básicos com a pele do rosto, como usar protetor solar, fazer uma boa higiene local e ingerir bastante água para manter a hidratação.

Riscos e possíveis complicações da toxina botulínica

Como vimos, o procedimento é bastante simples e seguro, e não costuma apresentar nenhum tipo de complicação. Em raríssimos casos, os pacientes podem ter uma fraqueza temporária dos músculos adjacentes à aplicação, dores de cabeça ou caimento da sobrancelha ou pálpebras, também de forma temporária.

A toxina botulínica é contraindicada para casos específicos, como gestantes, lactantes, pessoas com doenças autoimunes e aquelas que estejam fazendo uso de determinados antibióticos.

Realize seu tratamento com toxina botulínica!

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre toxina botulínica e preenchimento facial?

A toxina botulínica age relaxando a musculatura para amenizar e prevenir a formação de rugas dinâmicas e linhas de expressão. Já o preenchimento facial com ácido hialurônico tem a finalidade de dar mais volume aos locais onde é aplicado. É bastante utilizado, por exemplo, para amenizar marcas mais profundas, como o “bigode chinês”.

Vale lembrar que ambos os procedimentos podem ser feitos em conjunto, tudo vai depender das aspirações do paciente e da avaliação do dermatologista.

O que esperar da durabilidade e dos resultados?

Os efeitos da toxina botulínica duram, em média, de quatro a seis meses, pois é o tempo que o músculo leva para voltar a se contrair. Esse período pode variar de acordo com a idade, força muscular e prática de atividade física de cada pessoa.

Qual a idade mínima para a aplicação de toxina botulínica?

A toxina botulínica é utilizada de forma preventiva para evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Desse modo, homens e mulheres com 25 anos já podem realizar o tratamento preventivo para retardar os sinais do envelhecimento.

O rosto fica sem expressão após o procedimento?

Quando o procedimento é feito com um profissional qualificado e com o conhecimento necessário para administrar a substância corretamente, não há risco de o paciente ficar com a expressão “congelada”.

O dermatologista avalia cada caso individualmente, assim como as necessidades e vontades de cada paciente, para aplicar a quantidade ideal ou seja, aquela que proporcione o efeito mais natural possível.

Agende sua consulta com o Dr. Daniel Stellin para saber mais a respeito.

Dr. Daniel Stellin

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Dr. Daniel Stellin

Cuidar de você é o melhor investimento!

Todos os procedimentos são realizados na clínica pelo próprio Dr. Daniel Stellin

Agende agora sua consulta