Dicas para Manter a Pele Jovial

Início » Dicas para Manter a Pele Jovial

Mulher toca a pele jovial do rosto com os dedos indicadores

Tanto homens quanto mulheres sentem os sinais do tempo e estão sempre atrás de uma pele jovial. Além do cansaço mais frequente e das dores que aparecem onde antes não existiam, surgem também os sinais da pele. Os tais “pés de galinha”, “bigode chinês” e outros tantos nomes que as pessoas dão para os sinais do tempo que costumam aparecer no rosto.

Esses sinais, porém, não precisam fazer parte do seu dia a dia com as inovações na área de estética que conhecemos hoje, ou ao menos serem bastante atenuados. Além dos cuidados habituais com a pele, há inúmeros tratamentos estéticos que conseguem oferecer excelentes resultados em pouco tempo e proporcionar um aspecto de pele jovial.

Quer saber como cuidar melhor da sua pele e mantê-la jovem por mais tempo? Então, confira abaixo algumas dicas valiosas!

Cuidados com a pele jovem

Quem tem menos de 30 anos também precisa cuidar muito bem da pele, incluindo os adolescentes. Afinal de contas, é nessa fase que as manchas e cicatrizes por causa da acne começam a aparecer. Além disso, os mais jovens costumam negligenciar o uso do filtro solar e só utilizam em locais como praia e piscina e, ainda assim, somente no rosto.

Outra orientação importante para manter a pele jovial é visitar o dermatologista com frequência e não deixar de lado cuidados com o rosto como o uso de hidratantes, sabonetes e outros produtos específicos para o seu tipo de pele. O foco nessa fase da vida é a prevenção, mantendo a integridade e conservação da jovialidade da pele, preparando-a para os anos que virão.

Cuidados na idade adulta

Nessa fase, os sinais já são mais aparentes. Então, a ideia aqui não é apenas prevenir, mas sim retardar o desenvolvimento de outros sinais. É uma época da vida na qual a produção de colágeno começa a se reduzir e assim, a pele vai perdendo firmeza e elasticidade.

Nesse caso, além do uso do filtro solar e manter a pele sempre hidratada e limpa, você também pode aproveitar alguns procedimentos estéticos como aplicação de toxina botulínica e peeling químico.

Cuidados para a pele madura

Após a menopausa, a pele da mulher costuma perder um certo brilho que é promovido pela presença de diversos hormônios que se encontram em declínio. Os danos causados pelos anos de exposição ao sol, à limpeza inadequada, às noites sem a remoção da maquiagem começam a cobrar o seu preço.

Assim, usar produtos específicos para essa idade é essencial. Por exemplo, é interessante continuar utilizando o filtro solar, porém, agora associado a ácidos clareadores e cremes antioxidantes. Fazer tratamentos noturnos, ou seja, aplicação de cremes ou procedimentos que ajudam a renovar a pele à noite, o que é uma ótima opção, pois a absorção é melhor e não há presença de luz solar. Aproveitar procedimentos estéticos como a aplicação da toxina botulínica também é uma ótima opção para manter a pele jovial.

Além desses, podemos citar outros cuidados que devemos ter no dia a dia independentemente da idade. Por exemplo, beber bastante água — pelo menos 2 litros por dia — é fundamental para manter a pele hidratada e bonita de dentro para fora. Ficar longe do cigarro é uma regra sem exceção, pois o seu uso promove o ressecamento e envelhecimento mais rápido da pele pela produção de inúmeros radicais livres que aceleram a degradação do colágeno e fibras elásticas.

Tenha os cuidados diários com a sua pele – que são essenciais para manter a pele jovial. Por exemplo, nunca durma de maquiagem e não use apenas o removedor. Depois disso, lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Utilize ácidos e antioxidantes orientados pelo dermatologista e realize peelings faciais superficiais a cada 20 dias ou, pelo menos, 1 vez por mês.

Agora que você já sabe quais cuidados você deve ter para manter sua pele jovial, confira alguns tratamentos da dermatologia estética que vão ajudá-lo nessa tarefa tão importante!


Fontes:

Clínica de Dermatologia Dr. Daniel Stellin

Postado por Dr. Daniel Stellin | CRM: 111.635

Dr. Daniel Stellin é um dermatologista graduado pela Faculdade de Medicina do ABC-São Paulo e pós-graduado em Fisiologia Hormonal Aplicada. Detém os títulos de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Infectologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Deixe uma resposta